quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Rodrigo Vidal pede votos para defender os animais na Câmara

Luiza Freitas do NE10
Se não pelo nome, quem acompanha o horário eleitoral já deve conhecer o candidato a vereador Rodrigo Vidal, do PDT, pelo slogan "Animal não vota, nós sim". A frase um tanto inusitada, que não foi criação do postulante ao cargo do legislativo, é bastante repetida em época de eleições por militantes de grupos de defesa dos direitos dos animais. E é o meio-ambiente, junto com a educação, que ele promete focar durante o seu mandato, caso seja eleito.

Morador do Recife há três anos, Rodrigo Vidal se define como "pernambuqueiro", mistura de pernambucano com mineiro. Ele deixou o estado de origem, onde era professor do Centro Universitário de Belo Horizonte, para assumir o cargo concursado de analista do Banco Central do Brasil. Agora, já ambientado com a nova cidade, decidiu apostar na vida política para atender aos apelos de seus companheiros defensores dos animais. "Estou nessa luta [de proteção dos animais] há mais de dez anos. As pessoas me pediram para que eu me candidatasse e desse mais voz à causa", explica o candidato que também é presidente do grupo Crueldade Nunca Mais no estado.


CAUSA Vidal, em casa, ao lado das companheiras Mel e Bombom
Sua atuação em prol dos bichos começou com exemplo da mãe, que sempre acolheu e cuidou de animais abandonados. Com o tempo, Rodrigo passou a participar mais ativamente da causa e hoje, através da ONG que é membro, promove feira de adoção de cães e gatos. "Os animais também são detentores de direitos e é nosso papel assegurá-los. Nossa obrigação é defender o indefeso, como acontece com as crianças e os idosos", diz o candidato que é formado em Direito e Psicologia.
Não sou nenhum Tiririca
Apesar do slogan diferente, Rodrigo faz questão de mostrar que não está na disputa para brincadeira. "Não sou nenhum Tiririca", avisa. Ele também deixa claro que não tem nenhum parente que já tenha seguido carreira política e nem entrou nas eleições pelo salário. "Eu tenho emprego, minha vida profissional está garantida. Hoje, meu salário é maior do que o de vereador", diz alegando não estar interessado nos mais de 15 mil reais que os vencedores das eleições para a Câmara do Recife vão passar a receber a partir de janeiro.

CAMPANHA Candidato organiza material com ajuda de voluntária
Durante a campanha, ele garante que tem recebido muitas ligações de pessoas querendo trabalhar voluntariamente pela sua candidatura. Isso, para Rodrigo Vidal, representa a conscientização dos direitos dos animais que as pessoas vêm tomando. "Assim como houve a luta pelos direitos dos negros e dos índios, agora vamos lutar pelos animais", explica. Segundo o candidato, na cidade do Recife há cerca de 43 mil animais abandonados pelas ruas. Algumas de suas propostas, inclusive, são a criação de hospitais veterinários, abrigos para animais e proibição da circulação de carroças de tração animal.

Leia mais

fonte:c/canal/eleicoes-2012/nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão