Cerca de 400 especialistas brasileiros construíram uma lista contendo 1.800 espécies da fauna nacional consideradas sob risco de extinção. Esse é o resultado de um trabalho que começou em 2009, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
De acordo com o analista ambiental da Coordenação Geral de Manejo para Conservação do ICMBIO, Ugo Eichler Vercillo, o produto apresentado durante a Oficina de Validação de Espécies Ameaçadas, na tarde desta sexta-feira (31/09), em Brasília, confirma que várias espécies entraram na lista de risco de desaparecer, embora os números somente estarão consolidados na próxima semana.
Estratégia
Vercillo disse que a nova lista permitirá a definição de uma estratégia nacional para combater as ameaças capazes de levar as espécies à extinção, além de se construir formas de proteger a fauna nacional. Para o secretário de Biodiversidade e Florestas, Roberto Cavalcanti, que participou do encerramento da oficina, é importante identificar quantas das espécies que integram a nova lista estão em Unidades de Conservação (UCs), porque “é melhor termos UCs que abriguem e protejam as espécies ameaçadas”.
A partir dessa nova lista, segundo Vercillo, será possível identificar quais estão sob ameaça. O trabalho apresentado foi realizado por especialistas em cada grupo espécies, com base em critérios internacionais, para saber qual o risco real de extinção.
Fonte: Jornal Dia Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
verdade na expressão