A série S.O.S Animal, feita pelo apresentador Luis Carlos Braga, traz informações sobre o que acontece com quem agride ou abandona um animal, como eles são tratados pelas instituições governamentais e um lugar muito especial em que os cachorros e gatos resgatados nas ruas recebem tratamento.
A crueldade humana pode atingir desde um cão pequeno e indefeso até o rei dos animais. Caso tome conhecimento de abandono ou maus-tratos contra qualquer animal, o correto é procurar uma delegacia e denunciar.
Uma lei de 1998 considera criminoso quem abusa, maltrata, fere ou mutila animais. O agressor pode ficar até um ano preso e ainda pagar multa. Caso o animal morra, esta pena pode dobrar.
Em Brasília, a Dema (Delegacia do Meio Ambiente) concentra as investigações sobre maus-tratos. Principalmente contra cães, gatos e cavalos. De acordo com o delegado Richard Pereira, existe realmente a prisão desses acusados.
— Várias pessoas já foram presas por essas delegacia e por outros órgãos da Secretaria de Segurança Pública por crime de maus-tratos aos animais.
Quando são animais das matas brasileiras, eles são levados para o Centro de Triagem do Ibama, às margens da BR 070. No Centro os animais são tratados e quando é possível, devolvidos a natureza. Quando não existe essa possibilidade, são levados para zoológicos ou criadores credenciados.
No ano passado chegaram ao Centro mais de quatro mil animais. A maioria tucanos, araras e papagaios. Animais que tem um grande valor comercial e são mandados até para fora do país. Mas grande parte deles não resiste a este contrabando e morre.
De acordo com Luiz Eduardo Nunes, supervisor do Ibama, o tráfico de animais silvestres já ocupa o terceiro lugar em ocorrências, depois do tráfico de drogas e de armas.
A situação ainda é mais complicada, quando os maus-tratos envolvem grandes animais. Não existe uma estatística oficial, mas acredita-se que hoje no Brasil, são aproximadamente 60 grandes felinos – leões e tigres – vivendo em condições diferentes da que mereciam. Animais que foram resgatados de circos, que sofriam maus-tratos e que adquiriram no circo uma doença chamada de aids felina, que os condena a viver pra sempre, no isolamento.
O Zoológico de Brasília tem hoje quatro leões, uma leoa e um tigre nesta situação. Eles foram apreendidos em dois circos e num zoológico clandestino. O mais velho, passou tantos anos preso em uma jaula pequena que mal consegue andar. No zoológico, eles recebem boa alimentação e remédios, mas vão passar o resto da vida presos em jaulas. Ninguém quer ou não pode ficar com eles.
O rei dos animais perdeu a majestade para a crueldade humana. Condenados por uma doença provocada por uma vida inteira de maus tratos e alimentação inadequada. Quem quiser denunciar, pode ligar no número denúncias de maus tratos: telefone: 197. Em caso de animais silvestres o número é 0800-61-8080.
Assista ao vídeo: em:
http://noticias.r7.com/distrito-federal/noticias/apos-varios-flagrantes-de-maus-tratos-aos-animais-tv-record-traz-materia-especial-sobre-o-caso-20120823.html
Fonte:R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário
verdade na expressão