domingo, 28 de outubro de 2012

Parlamento Europeu insta Japão parar a caça à baleia

Parlamento Europeu insta Japão parar a caça à baleia ou risco harpooning negociações comerciais

foto/divulgação/Facebook

O Parlamento Europeu solicitou hoje para acabar com a japonesa chamada baleação científica' como parte de uma resolução sobre negociações de comércio UE-Japão. As notas de texto adoptado as graves divergências entre a UE e o Japão sobre questões relacionadas com a gestão da pesca e da caça à baleia, nomeadamente do Japão baleeira sob o pretexto da ciência.
Esta notícia foi saudada pelo Fundo Internacional para o bem-estar Animal (IFAW - www.ifaw.org).

A resolução apela ao Conselho da UE para autorizar a Comissão a iniciar as negociações de livre comércio com o Japão. June Parliament solicitou que o Conselho mantenha sua decisão sobre o assunto até que o Parlamento manifestou a sua opinião.

"Parlamento não poderia ser mais claro em suas prioridades", disse Barbara Slee IFAW política oficial. "Eles são favor comércio e crescimento com parceiros comerciais que cumpram as suas obrigações internacionais como respeitando a proibição da caça comercial à baleia".

Desde a passagem do Tratado de Lisboa todos os acordos comerciais precisam ser aprovado pelo Parlamento Europeu.

"Esta é uma notícia maravilhosa para as baleias que enfrentam ameaças mais agora do que nunca," continuou Slee. "A Comissão agora tem instruções muito claras. O mais direto caminho para o sucesso das negociações está para o Japão a tomar nota do objetivo de acabar com a chamada baleeira científica da UE e a criação de um santuário."

"Hoje o Parlamento Europeu reiterou sua oposição total à baleação científica comercial e os chamados," disse David MEP Martin." Como a UE se aproxima de iniciar negociações com o Japão para um acordo de livre comércio que chamamos no Japão para rever sua estratégia de caça à baleia e respeitar a proibição global esta prática antiquada e Bárbara."

Desde 1987 o Japão já matou mais de 13.000 baleias em seus dois programas de 'caça científica'.

"A UE apoia a proibição global da caça comercial de baleias e este negócio de comércio deve refletir essa posição.," concluiu Slee.

Um estudo de economia de Copenhague de 2009 mostrou potencial ganhos de exportação de um acordo de comércio livre para ser 43bn € para a UE e €53bn para o Japão.
fonte: ifaw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão