segunda-feira, 20 de agosto de 2012

PETA quer que encantadores de serpentes da Índia usem répteis falsos

Foto: Haakon Birkeland/Stock.xchng/Ilustração
A organização internacional protetora de animais PETA pediu nesta sexta-feira aos encantadores de serpentes da Índia que utilizem répteis de mentira em suas atuações em um festival que começará na semana que vem.
Em comunicado, a ONG denunciou que as serpentes costumam ser maltratadas no Naag Panchami, festival hindu em homenagem à espécie que é celebrado em vários pontos do país.
“Não há lugar em uma sociedade civilizada para se arrancar os dentes das serpentes ou costurar suas bocas”, criticou o coordenador da PETA na Índia, Chani Singh.
Segundo a organização, os encantadores também obrigam frequentemente os répteis a beber leite, o que provoca desidratação e às vezes leva a morte dos animais semanas depois. Além disso, as glândulas que carregam o veneno da serpente são perfuradas com uma agulha quente.
A PETA fez um pedido para a instituição que representa os encantadores na Índia para que sejam utilizados répteis falsos. “Nós não caçamos serpentes nem organizamos o festival. Somos contra a crueldade”, disse à Agência Efe o porta-voz da instituição, Sandeep Mukherjee.
O porta-voz acrescentou que os encantadores de serpentes “não têm outra maneira de ganhar a vida” e pediu que o governo ajude a categoria, composta de milhares de pessoas.
Desde 1972, é crime na Índia capturar, maltratar ou matar serpentes, embora a legislação não tenha sido respeitada nos últimos anos e seja possível encontrar encantadores em diversos pontos do país.
Fonte: Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão