terça-feira, 21 de agosto de 2012

Festa de Barretos (SP) cancela prova de bulldog definitivamente

Fim do sofrimento
Foto: Edson Silva/Folhapress
A associação Os Independentes, que organiza a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, vetou de forma definitiva a disputa da prova de bulldog neste ano.
Na semana passada, a entidade havia confirmado que a modalidade não seria disputada, mas fez referência somente ao rodeio da primeira semana do evento.
No bulldog, o peão tem de derrubar o bezerro usando só as mãos. A inserção da prova no calendário de competições de Barretos deste ano começou a ser questionada ainda em 2011, quando um bezerro morreu após uma prova no segundo dia da festa.
Em junho deste ano o Ecoa (Centro de Estudos de Comportamento Animal), bancado por Os Independentes e liderado pelo professor e veterinário Orivaldo Tenório de Vasconcelos, recomendou que a organização do evento suspendesse a modalidade.
O centro concluiu por meio de estudos que o bulldog causa riscos à saúde dos animais.
“[A suspensão] Foi uma decisão acertada, a mais correta. Se chegamos a uma conclusão que uma prova pode machucar algum animal, vamos recomendar sua suspensão”, disse o professor.
A assessoria de Os Independentes afirma que a prova não será realizada até que eventuais estudos comprovem que o bulldog não causa riscos à saúde dos bezerros.
A 57ª edição da festa, que vai até domingo, segue nesta terça-feira com provas que começam às 18h57 no estádio de rodeios. O Barretos International Rodeo, principal atração da festa, acontece de quinta-feira a domingo.
Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão