quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Seca faz crescer abandono de cavalos nos Estados Unidos

Cavalos se alimentam em um abrigo no estado de Iowa (Foto: AP Photo/Nati Harnik)
Entidades que abrigam cavalos abandonados estão enfrentando dificuldades devido ao aumento do número de animais recebidos nos últimos meses nos Estados Unidos. É uma consequência da seca e das queimadas que atingem o centro e o oeste ao longo dos últimos meses – de verão no hemisfério norte.
Com a seca, os fazendeiros não têm feno suficiente para colher, logo estão com dificuldades para alimentar os animais. Sem recursos, eles têm de escolher entre dar comida para os cavalos ou para o gado, que, por ser mais rentável, tende a ser a escolhida.
Em Riverdale, no estado de Nebraska, a organização “Double R Horse Rescue” não consegue mais receber animais e tem que passar corrente e cadeado na cerca para garantir que o número de cavalos não vá aumentar.
“Estavam vindo e deixando cavalos sem me pedir”, afirmou Jami Salter, administradora do abrigo. “Todos os dias, eu ia dar água para eles e havia mais cavalos que no dia anterior”, completou.
Salter conta que o preço do feno mais que dobrou em um ano.
Mesmo os criadores sem problemas financeiros estão com dificuldades para alimentar os animais, pois o feno virou raridade e, portanto, artigo de luxo. “Quem tem feno está segurando”, afirmou James Noel, presidente do Conselho de Cavalos do estado de Indiana. O recurso será muito importante no inverno, quando a produção cai naturalmente.
Em vários estados, há relatos de cavalos abandonados em estradas, inclusive em áreas reservadas para a caça. “Não há para onde ir com um cavalo que você não consegue alimentar”, lamentou Bill Paynter, presidente do Conselho de Cavalos do estado de Iowa.
Tratadora cuida de cavalos em um abrigo nos EUA (Foto: AP Photo/Nati Harnik)
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão