sábado, 22 de setembro de 2012

ONG de Curitiba (PR) propõe educação ambiental no currículo da rede de ensino da cidade

(da Redação)
A ONG Pense Bicho, de Curitiba (PR), está propondo que o respeito aos animais seja incluído no currículo das escolas da rede municipal de ensino da capital paranaense. A proposta também é defendida por outras ONGs do setor e será debatida na próxima reunião do Comupa (Conselho Municipal de Proteção Animal), no próximo dia 27, às 17h, na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente localizada no Passeio Público.
O entendimento da Pense Bicho é que a conscientização de crianças e adolescentes sobre o tema é fundamental para combater o abandono e os maus-tratos aos animais, problema que assume grandes proporções em todo o Brasil, inclusive em Curitiba – conhecida como a “Capital Ecológica”. Não há estatísticas atuais revelando os números do problema, mas estimativa feita pelo Departamento de Medicina Veterinária da UFPR (Universidade Federal do Paraná) aponta que o número de animais abandonados na capital é de pelo menos 12 mil.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que há um animal para cada quatro habitantes no Brasil. Isto significa que em Curitiba, cuja população é de aproximadamente 1,8 milhão de habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população de animais domésticos pode chegar a 450 mil. Deste total, 1/3 (aproximadamente 150 mil animais) são semi-domiciliados, o que também causa problemas porque eles podem se reproduzir e causar zoonoses.
“A criança precisa saber desde cedo, tanto na escola quanto em casa, a importância da guarda responsável de animais. Um bicho não é um brinquedo descartável. Este trabalho é permanente, de longo prazo e essencial para evitar os abusos que se cometem contra os animais”, comenta o presidente da Pense Bicho e secretário do Comupa, Aurélio Munhoz.
Munhoz entende que o tema é de grande importância não apenas à vida animal, mas também à saúde dos seres humanos. “Os maus-tratos aos animais causam problemas graves aos seres humanos. Entre eles, as mordeduras de cães, as zoonoses e até os acidentes de trânsito provocados por atropelamentos de animais. É por esta razão que a conscientização quanto à guarda responsável de animais precisa estar atrelada ao ser humano e a uma mudança de valores da sociedade”, ressalta.
Sobre a ONG Pense Bicho
A Organização sem fins lucrativos Pense Bicho tem cunho 100% educativo e social que alerta, informa e conscientiza o cidadão urbano em relação a guarda responsável de animais domésticos. Informações: www.pensebicho.org.
fonte: .anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão