quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Festival queima touros vivos na Espanha

Barbárie
Por Patrícia Tai (da Redação)
Todo ano em Soria, na Espanha, touros são queimados vivos para entretenimento. Foto: PACMA via flickr
Após a Catalunha (Espanha) ter proibido as touradas no ano passado, muitos questionam por que o festival “Burning Bull”, um evento tradicional na Espanha onde os touros são queimados vivos, não foi igualmente proibido. O MSNBC entrevistou Francesc Sancho do partido político dominante na Catalunha, que declarou não acreditar que o festival seja cruel, uma vez que o touro não é morto e há o atendimento por um veterinário após o evento. “Se os chifres são suficientemente largos, eles não se queimarão”, disse Sancho. As informações são da Global Animal.

Foto: Animal Liberation NSW
Diante da declaração de Sancho de que os touros não são mortos durante ou após o festival, blogs como o Squidoo e o OddityCentral denunciaram que os touros, após o evento, têm o corpo desmembrado e suas partes são divididas entre os participantes do festival. Mesmo se os touros não forem mortos e o cuidado veterinário for oferecido, a prática é uma forma abusiva de entretenimento sádico. Tenham chifres largos ou não, fiquem mortos ou vivos, a questão é que os touros são física e emocionalmente atormentados, e o festival tem que parar de acontecer.
De acordo com a agência de notícias Typically Spanish, quase 4 mil pessoas compareceram ao festival no ano passado e esse apoio fervoroso levou a Prefeitura de Medinacelli a recorrer à UNESCO para pedir a proteção do festival contra dissidentes, como o grupo de ativistas de direitos animais PACMA. Estes ativistas, no entanto, não estão dissuadidos de sua missão e apresentarão novamente ao Governo uma petição com apoio popular em outubro deste ano.
Mobilização
Você pode ajudar a pedir o fim dessa crueldade assinando as petições:
http://www.thepetitionsite.com/1/firebull—stop-the-burning-of-live-bulls/
http://www.change.org/petitions/live-bull-to-be-set-on-fire-spain-action-needed
http://action.peta.org.uk/ea-campaign/clientcampaign.do?ea.client.id=5&ea.campaign.id=4590&c=pukfpaa#.UBbVh-2rjX0.facebook
http://peticionpublica.es/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N5825
Para quem quiser enviar mensagens às autoridades de Soria e Medinaceli, manifestando repúdio, seguem abaixo alguns endereços de e-mail:
presidencia@dipsoria.es, turismo@dipsoria.com, sotur@jcyl.es, secretaria@medinaceli.es, aedl@medinaceli.es, ayuntamiento@medinaceli.es
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão