domingo, 2 de dezembro de 2012

Vereador pede ao Executivo criação da Secretaria de Defesa dos Animais em Resende (RJ)


Santa Rita solicita à Prefeitura para a implantação da Secretaria de Defesa dos Animais (Foto: Arquivo VC)
Pensando em políticas destinadas à saúde, proteção, defesa e bem estar animal no município o vereador Carlos Santa Rita (PSDB) pediu que o Executivo crie uma secretaria exclusiva na estrutura do governo municipal. A indicação nº 284/12 será encaminhada à Prefeitura ainda esta semana.
Segundo Santa Rita, a defesa dos direitos animais é destaque em diversas cidades do Brasil, focando não somente os laços afetivos entre animais domésticos e seus tutores quanto da saúde pública dos animais que vivem abandonados em vias públicas se transformando em vetor de zoonoses e doenças infectocontagiosas que atingem tanto humanos quanto animais domésticos. “Para controlar o contingente de animais abandonados algumas estratégias devem ser observadas, do estímulo à adoção até a esterilização gratuita e manutenção de centros de acolhimento animal. O modelo mais destacado e adequado para a política de promoção e defesa dos animais é o da Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA)”, explica o parlamentar, que teve a indicação solicitando a Prefeitura o estudo de viabilidade quanto á implantação de uma Secretaria de Defesa dos Animais, destinada à execução de políticas de saúde, proteção, defesa e bem estar social, aprovada por unanimidade pelo Legislativo, na semana passada.
Para exemplificar proposta, Santa Rita cita como referência em eficiência a SEDA de Porto Alegre (RS), onde são desenvolvidos diversos projetos, para o controle reprodutivo de animais e educação para guarda responsável e saúde ambiental. O programa de castração móvel, com consultórios volantes em complemento aos centros de esterilização gratuita de cães e gatos, leva o serviço a toda cidade. “A SEDA desenvolve ainda projetos de combate aos maus-tratos de animais, em conjunto com o Batalhão Ambiental da Brigada Militar. A preocupação com animais de grande porte, como cavalos, também é um dos focos da SEDA, que mantém Termo de Compromisso firmado com o Ministério Público do Rio Grande do Sul. Assim, os cavalos resgatados, vítimas de maus-tratos ou abandono, após tratamento, recebem chip de identificação e são disponibilizados para adoção por entidades juridicamente reconhecidas”, explica o vereador, ressaltando que Resende é um município em ascensão populacional e a demanda de animais de rua cresce diariamente, tanto na zona urbana quanto rural. “Conforme dados atualizados do Centro de Controle de Zoonozes da Prefeitura de Resende, são realizados mensalmente 250 atendimentos a animais e a cidade tem a média de 7 mil animais em vias públicas. “Propomos no mínimo uma discussão sobre os cuidados com os animais e uma secretaria ou superintendência específica sobre este assunto, absorvendo os profissionais do CCZ e contratando outros que se fizerem necessário, é o ideal”, completa.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    verdade na expressão