quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Morte de golfinhos na costa americana é mistério para autoridades

Por Natalia Cesana (da Redação)

Foto: Institute For Marine Mammal Studiesa
Na última sexta-feira (30), foi descoberta por acaso uma cabeça de golfinho decepada, em Horn Island, na costa do Estado do Mississippi, e outro animal morto em uma praia próxima dali, em Cowan Road. A cabeça foi levada para o Instituto de Estudos Marinhos de Gulfport (IMMS), onde será examinada por especialistas. As informações são do jornal Sun Herald.
Moby Solangi, diretor executivo da entidade, não soube dizer se as mortes estão relacionadas aos casos de golfinhos encontrados baleados, esfaqueados e mutilados no mês passado. “É possível que haja uma conexão pois é muito raro encontrar cabeças de golfinhos”, explicou Solangi.
Embora ambas as mortes sejam suspeitas, Solangi não quis afirmar o que pode tê-los matado até que a necropsia seja realizada.
Neste meio tempo, as autoridades continuam pedindo a ajuda da população na investigação instalada há um mês, quando os primeiros golfinhos foram descobertos. Uma recompensa de US$ 5 mil está sendo oferecida pelo instituto e pelo Fundo Legal de Defesa Animal.
A história de morte dos golfinhos foi divulgada por várias agências de notícias ao redor do país. A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) emitiu uma diretiva em novembro pedindo a funcionários ligados ao meio ambiente que procurem por mais casos.
“Não posso comentar muito sobre o ocorrido, mas precisamos da ajuda da população para solucionar o caso”, disse James Kejonen, da NOAA.
Ainda em novembro, o IMMS encontrou um golfinho sem a mandíbula inferior, em Ship Island. Semanas seguintes, o instituto achou outro animal, ao longo da costa de Ocean Springs/Gautier, com um ferimento a bala de 9 mm. “O tiro entrou pelo abdômen, passou pelos rins e o matou”, falou Solangi.
Em Lousiana, outro golfinho foi encontrado sem a cauda. No Alabama, alguém apunhalou e matou um animal com uma chave de fenda. No mês de setembro, um golfinho foi encontrado em Elmer’s Island, Los Angeles, com um tiro no pulmão. Outros também têm sido mutilados com faca.
O IMMS e outras agências foram solicitadas a montar um documento com fotos de cada animal encontrado para auxiliar nas investigações.
Matar golfinhos é crime federal nos Estados Unidos. Aquele que for pego prejudicando, ferindo, matando ou alimentando-os pode ser multado em até 100 mil dólares e condenado a um ano de prisão por cada violação à Lei de Proteção de Mamíferos Marinhos, de 1972.
“Quem está fazendo isso não é uma pessoa normal”, opina Solangi.
A NOAA afirmou em comunicado à imprensa que alimentar golfinhos pode acostumá-los ao contato humano e ele passarão a se aproximar dos barcos. Para conseguir comida, eles são capazes de fazer manobras audaciosas, podem acabar enganchados em iscas e sendo capturados.
Um representante da Fundação Golfinho Livre, em Fort Lauderdale, disse que na Flórida também tem havido muitas mortes. Apesar da Lei de Proteção dos Mamíferos Marinhos, os golfinhos são atração turística no Estado.
“Alimentá-los do barco humaniza-os e eles ficam vulneráveis a pessoas que querem mata-los”, afirmou Russ Rector, da fundação.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão