sábado, 8 de dezembro de 2012

Caso de cão enterrado vivo em Novo Horizonte, SP, completa um ano 07 de dezembro de 2012 às 17:30



Nesta sexta-feira (7) completa-se um ano que o cão Titã foi resgatado após ser enterrado vivo em uma casa de Novo Horizonte (SP). Segundo a veterinária Viviane Cristina da Silva, que cuidou do caso e acabou adotando o animal, Titã hoje assumiu um lugar importante na casa onde mora. “Tenho mais três cachorros e um gato, mas o Titã é o mais mimado, e domina a casa toda. Ele tem muito ciúmes dos meus outros animais. Aqui é ele quem manda”, relata a veterinária.
Viviane diz que quando sente que está perdendo espaço na casa, o cão encontra um jeito de chamar a atenção da tutora. “Ele agora está bem saudável, faz as artes da idade dele, brinca, faz festa, é um companheiro, mas é também muito carente. Se ele sente que não está recebendo atenção, trata de fazer a sua carinha de dó e atrai todos os olhares”, conta Viviane.
Hoje, Titã mora com a veterinária que cuidou dele após o resgate (Foto: Divulgação/Viviane Cristina da Silva)
Apesar de estar 100% recuperado e não usar nenhum medicamento, a veterinária diz que o cão ainda têm traumas do período em que sofria maus-tratos. “O Titã não gosta que as pessoas fiquem de costas para ele, crianças também o deixam inquieto e tudo leva a crer que seja consequência dos períodos difíceis que ele passou”, afirma.
Viviane também conta que Titã teve papel importante no aumento das denúncias de maus-tratos à animais na região. “Nós sabemos que esse tipo de agressão existe e é constante, mas percebemos aqui e na nossa região que as pessoas começaram a denunciar, deixaram de ficar quietas e isso só veio depois do caso dele”, relata.
O ex-tutor do cão, que o enterrou vivo, responde processo por maus-tratos contra animais. Por ele ser réu primário, o processo foi suspenso por dois anos. Caso ele não cometa nenhum crime neste período, o processo será arquivado. Neste período, ele é obrigado a se apresentar todo o mês ao Fórum para atualizar seus dados.
Entenda o caso
O filhote tinha apenas 4 meses quando foi resgatado,depois de passar 12 horas enterrado vivo. O animal foi encontrado no quintal da casa do seu antigo tutor. O integrante da Associação de Proteção aos Animais Alexandre Rodrigues foi quem recebeu a denúncia e decidiu investigar. Ele se dirigiu ao local e encontrou o animal respirando. O cachorro perdeu a pelagem e corria o risco de ficar cego.
Logo após o resgate, o filhote foi levado para uma clínica veterinária. Ele estava desnutrido e desidratado. O cão recebeu o nome de “Titã” da veterinária, por causa da força e da vontade dele de viver. Após meses de convivência, a veterinária responsável pelos cuidados do animal resolve adotá-lo. O cão, como consequência, perdeu a visão de um dos olhos, que foi tratado e não precisou ser removido.
Em Novo Horizonte, foi decretado nesta sexta-feira (7) o “Dia Conta Os Maus-Tratos” e no sábado (8) uma Organização Não Governamental (ONG) realizará uma manifestação com o mesmo tema a partir das 9h na praça que fica no centro da cidade.
Titã logo após ser resgatado quando ficou 12 horas enterrado vivo (Foto: Rodrigo Mansil / TV Tem)
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão