terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Cães e gatos estão abandonados depois da morte da tutora há 1 semana

             Foto: Reprodução/G1

Uma aposentada de 83 anos morreu na última segunda-feira (26), no bairro Maragogipe, em Itaquaquecetuba, na região Metropolitana de São Paulo. Ela vivia sozinha com cerca de 20 gatos e 8 cachorros. De lá, pra cá, os vizinhos se revezam para cuidar dos animais, mas reclamam das condições em que está o local.
É praticamente impossível entrar no cômodo onde estão os animais. O cheiro forte de urina e fezes dos animais incomoda a vizinhança. “A casa está abandonada. É muito precária a situação.”, conta a vizinha Janeide Santos.
Para tentar ajudar, os vizinhos se uniram para limpar o local e comprar ração para os cães e gatos. “Nós tiramos 10 sacos de lixo daqui.”, diz Fernanda Bezerra, auxiliar de enfermagem.
Os moradores da rua América, no Jardim Maragogipe, já acionaram os órgãos municipais e até a polícia para tentar resolver o problema. “Tentei entrar em contato com a prefeitura, com a polícia ambiental e com a secretaria de Saúde, mas disseram que não podiam fazer nada, que só a zoonoses poderia resolver.’, detalha a técnica em enfermagem, Magali Bezerra.
Os moradores contam que já acionaram o Departamento de Zoonoses. Técnicos chegaram a ir até o local, mas não resolveram todo o problema. “Eles falaram que não têm espaço para os gatos. Eles levaram só os cachorros. Só que pra eles também é difícil, porque não tem lugar pra tanto gato.”, afirmou Janeide.
Prazo
Em nota, o Departamento de Zoonoses de Itaquaquecetuba afirmou que os gatos não foram levados no mesmo dia em que os cães, porque não havia espaço no veículo que fez a remoção. Todos os animais devem ser retirados até o fim da semana. O telefone do Departamento de Zoonoses de Itaquaquecetuba para atender ocorrências desse tipo é o 4643-1947.
Assista à reportagem aqui.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão