quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

População de leões africanos perdeu 75% do habitat nos últimos 50 anos


  Fonte: Stockvault
Um novo estudo, divulgado ontem, 04 de dezembro, revelou que os leões das savanas africanas perderam até 75% do seu habitat nos últimos 50 anos, na sequência do aumento da densidade populacional nestes territórios.
O estudo, da responsabilidade de investigadores da Duke University, nos Estados Unidos, publicado pela revista científica “Biodiversity and Conservation”, alertou que o número de leões no continente africano caiu para cerca de 32 mil, com as populações de leões presentes na África Ocidental, região que integra países como Guiné-Bissau, Nigéria, Mali, Costa do Marfim, Senegal ou Burkina Faso, sofrendo uma forte pressão.
“O número de leões caiu abruptamente durante o século passado”, indicou o estudo, recordando que há 50 anos existiam perto de 100 mil leões em todo o continente africano.
“A situação na África Ocidental é particularmente terrível, sem registo de grandes grupos e a espécie ausente de muitos dos parques nacionais da região”, referiu o documento.
Nos últimos anos, a ocupação por populações humanas de territórios reconhecidos como tradicionais habitats de leões provocou a diminuição do número destes animais, bem com fragmentou os clãs existentes, sublinharam os investigadores.
Cinco países africanos perderam as suas populações de leões desde 2002, ano em que o estudo começou a ser desenvolvido.
Fonte: TSF

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    verdade na expressão