sábado, 8 de dezembro de 2012

Santuário para gatos cegos oferece um oásis livre de gaiolas


CAROLINA DO NORTE

Por Laura Simpson (Care2)

Tradução por Rudy Couto, em colaboração para a ANDA
Foto: Reprodução/Care2
Blind Cat Rescue & Sanctuary (Abrigo e Centro de Resgate para Gatos Cegos) localizado em St. Pauls, na Carolina do Norte, EUA, abriu as suas portas há sete anos como um lar para os gatos que estavam destinados para a eutanásia em abrigos de animais, simplesmente porque eles não podiam ver. A pessoa por trás da ONG é Alana Miller, que adotou seu primeiro gato cego há muitos anos atrás.
“Aquele gato me mostrou o quão normal um gato cego pode ser”, conta Alana. “Então, eu adotei um segundo e um terceiro e um quarto.”
Alana ficou surpresa ao ver a facilidade com que os gatos cegos poderiam viver em uma casa, mesmo no período mais movimentado de sua vida quando ela estava gerenciando uma creche em casa e cheia de brinquedos espalhados por toda a parte. Alana descobriu que os pertences espalhados das crianças não incomodavam os gatos de maneira alguma e ela ficou preocupada com o fato de que tantos gatos cegos simplesmente não têm uma oportunidade devido aos equívocos as pessoas têm em relação as suas necessidades.
Em 2005, Alana deu um salto tremendo e criou um abrigo de pleno direito para gatos cegos com a promessa de que nunca mais seriam jogados para fora de suas casas.
“Quando começamos com o nosso abrigo, não existia nenhum lugar para os bichanos”, explica Alana. “Se eles não fossem adotados, simplesmente eram mortos. Alguém teve que dizer ‘basta’. Assim que um gato chega aqui, ele está seguro, sem o transtorno de ficar sendo empurrado de um lugar para outro.”
Hoje há cerca de 90 gatos que vivem no abrigo e a rotina por lá é movimentada. Os defensores, tanto os que moram perto quanto os que estão longe, enviam presentes para os gatos, e se formos levar em consideração a quantidade de “catnip” (uma espécie de erva que quando os gatos comem e os deixam mais motivados e brincalhões) que eles tem de estoque, bem, vamos apenas dizer que a diversão impera no lugar. Gatos jovens e velhos circulam livremente por lá, esquivam-se nos túneis, sobem nos pilares e rolam no chão com seus brinquedos favoritos. Dê uma olhada em um dos vídeos:
Fatos sobre gatos cegos que o abrigo gostaria compartilhar:
· Os gatos cegos são gatos que a única diferença é a incacapacidade de ver. Eles não têm a menor ideia de que são cegos. Porém, eles sabem que são gatos, e agem como gatos.
· Os gatos cegos podem fazer praticamente tudo que um gato que tem visão pode fazer. Os gatos cegos podem subir em árvores (com a diferença que na hora da descida eles vão de marcha ré), eles sobem em armários, etc
· Tutores de gatos cegos devem manter uma certa consistência com as coisas importantes, como a caixa de areia e o prato de ração. Com o resto da casa, eles vivem normalmente e caminham em torno dos objetos. Se você parar para olhar um gato cego, você vai ver que ele direciona os seus bigodes para frente para que assim ele possa perceber os objetos a sua volta ao tocarem nos seus bigodes evitando que ele trombe neles.
· Se você pega o seu gato cego e leva-o de um ponto A para um ponto B, é só colocá-lo no chão que verá como ele tem uma boa ideia de onde está: na sua caixa de areia, próximo ao seu pote de comida, ou onde os pisos têm diferentes texturas. Quando eu tinha a creche em casa a minha sala de jogos era coberta por carpete e a sala de jantar por lajotas. Se eu quisesse que meu gato Louie saísse da sala de jogos, era só colocar suas patas dianteiras na lajota enquanto as patas traseiras ainda estavam no carpete para que ele tivesse noção de onde ele estava
Motivos pelos quais gatos ficam cegos:
“Muitas pessoas não percebem que um gato pode ficar cego de não for vermifugado”, explica Alana. “Fiquei chocada quando meu veterinário me disse isso. Aparentemente os vermes podem se espalhar pelo corpo do gato, incluindo atrás dos olhos onde eles destroem os nervos ópticos.”
“Um gato também pode se tornar cego devido alguma doença”, Alana comenta. “Infecções oculares causadas por infecções respiratórias superiores, hipertireoidismo, diabetes e pressão alta podem causar cegueira. Se o seu gato apresenta espirro, tosse e olhos estão ficando remelentos, leve-o ao veterinário para que tome antibióticos. Se o seu gato está comendo desesperadamente e perdendo peso, ou fica bebendo litros de água, leve-o imediatamente para o veterinário. Se o seu gato fica com cegueira noturna, leve-o imediatamente para o veterinário. Insista para que seu veterinário verifique a pressão do seu gato. Se for causada por hipertensão, a cegueira muitas vezes pode ser revertida se o tratamento for iniciado imediatamente.”
Saiba mais:
A ONG está com um projeto para arrecadar doações que podem ser feitas no seu website.
O vídeo explicativo sobre a ONG pode ser acessado aqui:
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão