sexta-feira, 19 de outubro de 2012

MP parte contra a crueldade dos rodeios e ajuiza ação contra realização de evento no interior



Foto: Reprodução/RN
A Promotoria de Justiça de Ribeirão Preto ajuizou ação civil pública para impedir que a Prefeitura realize no município rodeios ou quaisquer provas da mesma espécie, que impliquem uso de sedéns, cordas e congêneres, e que provoquem maus-tratos nos animais.
Na ação, o Promotor de Justiça Ronaldo Batista Pinto fundamenta que diversos laudos e estudos técnico-científicos demonstraram que o uso de sedéns e esporas em provas de montaria provocam severos danos nos animais, além de dor e sofrimento.
O Promotor alega que ficou comprovado, pelos mesmos estudos, que várias provas realizadas nos rodeios impõem crueldade contra os animais com destaque para a modalidade “calf roping” em que bezerros com 40 dias de vida são lançados e tracionados no sentido contrário ao que correm, e na sequência são erguidos pelos peões e atirados violentamente ao solo com três patas amarradas por meio de movimentos bruscos, causando sérias lesões em suas colunas e até a morte dos animais.
Ainda de acordo com a ação, os organizadores dos eventos tentam legitimar os rodeios com o argumento que os eventos movimentam a economia local, representando sustento de milhares de famílias.
A Promotoria de Justiça contesta esse argumento com os dados oficiais dos eventos que destacam os shows musicais como o verdadeiro captador do grande público para as festas. A ação não contempla provas de hipismo, leilões, exposições, demonstrações de adestramento, e provas de três tambores e team penning, por não terem sido colhidos indícios de que sejam danosas.
O Promotor enfatiza que a “ação não busca quaisquer restrições a leilões ou exposições de animais, provas de equitação ou hipismo”. A Promotoria pede a concessão de medida liminar para que não seja permitida a realização de rodeios e quaisquer congêneres na cidade, nos termos da Norma Técnica Especial que disciplina a questão, sob pena de multa de 100 salários mínimos, em caso de descumprimento.
A ação foi protocolada no último dia 27 de agosto.
Foto: Reprodução/RN
Foto: Reprodução/RN
Foto: Reprodução/RN
Fonte: RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão