quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Centenas de cães e gatos sofrem com o abandono em ilha espanhola

Por Elvira Sánchez, da Revista Digital San Borondón
Tradução por Sueli Fontes (da Redação)

Foto: Divulgação
Cada vez se veem mais e mais cães e gatos abandonados na ilha de La Palma, na Espanha. A associação protetora BIANPA informou recentemente que, somente de janeiro a junho, foram recolhidos mais de 300 animais entre cães e gatos. Muitos continuarão vagando por aí, sem comida, água ou amparo. Outros devem ter morrido, de fome, atropelados ou envenenados.
Atualmente existe uma crise pior que a econômica, uma muito mais grave e transcendental: a crise humanitária, que se aproveita dos mais indefesos e frágeis. Refiro-me às pessoas em situação de máxima precariedade e risco social, mas também aos animais domésticos, que, ainda que não sejam seres humanos, sofrem com muita frequência os maus tratos e o abandono por parte de pessoas que não tem nenhuma sensibilidade. Centenas de cães são abandonados anualmente em La Palma a cada ano.
A prefeitura e os conselhos municipais deveriam fazer algo a respeito, por exemplo, campanhas de sensibilização e conscientização da população, promoção e subvenção da castração para evitar ninhadas não desejadas, fiscalização do cumprimento das leis de proteção dos animais, fundação e gestão de um centro de recolhimento de animais abandonados, mas até o momento, nadinha de nada.
Também nós, os cidadãos, somos diretamente responsáveis, seja pela ignorância ou por maldade, porque compramos animais de estimação em lojas em vez de adotá-los das associações protetoras; porque não queremos castrar ou esterilizar, evitando assim ninhadas não desejadas; porque continuamos acreditando que um cão ou gato é uma pelúcia para presentear a uma criança e porque continuamos ignorando que um animal de estimação é algo mais que um objeto que come, bebe e caga. Também têm emoções, sentimentos e necessidades psicológicas, como se divertir, se relacionar com outros, fazer exercícios…
Enquanto isso, a associação protetora BIANPA e mais alguns voluntários, alguns espanhóis, outros estrangeiros, com muitíssima vontade e pouco dinheiro, dão a pele (e o salário) para salvar de uma morte lenta e certa a alguns seres vivos, muitas vezes considerados como os melhores amigos do homem. Já não podemos ignorar este crescente problema, olhar pra outro lado e esperar que o problema se resolva sozinho, enquanto paradoxalmente, acariciamos nosso cãozinho ou gatinho em nosso confortável lar. Não podemos nos esquecer destas centenas e centenas de animais abandonados, que adorariam compartilhar do nosso lar e do nosso carinho. TODOS nós podemos ajudar estes voluntários a realizar sua tarefa. Não custa muito. Sei que agora a associação protetora BIANPA está realizando uma campanha denominada “Chócale esos 5” (toca aqui nesses 5) para pedir, ao menos, 5 euros de donativo! Até para os gestos altruístas e generosos há descontos! Não fiquemos indiferentes! Acesse o link da campanha.
Por favor, colabore! Esses peludos quadrúpedes irão agradecer. Mas não espere muito para fazer, pois centenas de cães e gatos precisam comer e beber todos os dias, hoje também. Obrigada, em nome de todos os quadrúpedes.
Campanha contra o abandono (Imagem: Divulgação)
 
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão