quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Galgos explorados para corridas são amarrados em veículos motorizados durante treinamento

Espanha

Por Noelia Gigli (da Redação – EUA)
Andaluzia prepara a autorização de mais uma prática cruel de treinamento de galgos, baseando-se em um estudo científico. A decisão regulamentará tal prática no resto da Espanha, que tem 180 mil “treinadores de galgos”



Foto: Reprodução/Esmateria.com
A prática de se amarrar um galgo a um veículo para treiná-lo está prestes as a ser autorizada em Andaluzia, na Espanha, que legaliza tal atividade mediante um regulamento, conforme informação da Federación Andaluza de Caza, que já comemora tal autorização. Fontes da Consejería de Agricultura de la Junta explicam que, por enquanto, não passa de um rascunho interno e que “não há nada divulgado oficialmente”.
A legalização dessa prática em Andaluzia —considerada um delito de maus-tratos aos animais— abriria as portas para a regularização em outras comunidades autônomas. Na Espanha existem mais de 180 mil treinadores de galgos, com 500 mil galgos, segundo a Federación Española de Galgos, anexada ao Comité Olímpico Español.
O regulamento proíbe que a velocidade supere os 15 km por hora.
A partir de agora, segundo o rascunho, os tutores de galgos poderão amarrá-los com uma corda a um “triciclo, motocicleta, ou afins” para treiná-los a partir dos seis meses de idade, pelo menos. A velocidade do veículo, diz o documento, deve ser “aquela que permite o galgo acompanhar o veículo ao qual está amarrado, sem poder ser arrastado em momento algum”. Será proibido ultrapassar os 15 km por hora em qualquer circunstância.
O rascunho do regulamento admite que tal treinamento já venha sendo realizado “como prática adquirida, mas sem rigor técnico ou científico”. O ‘normal’ é amarrar uma dezena de galgos em uma barra, em forma de T colocada na parte da frente ou de trás, ou levar um grupo de cães amarrados a uma motocicleta.
Hormônios de estresse
Há uns anos atrás, a Federación Andaluza de Galgos solicitou à Cátedra de Recursos Cinegéticos y Piscícolas de la Universidad de Córdoba um estudo para ver em que condições esse tipo de treinamento podia prejudicar o galgo. O regulamento está baseado nessas recomendações, como explica o biólogo Juan Carranza, diretor da Cátedra e presidente da Sociedad Española de Etología até há um mês atrás. O responsável técnico pelo rascunho é Juan Antonio Jaén, chefe de Sanidad Animal en la Junta.
O grupo de Carranza mediu parâmetros fisiológicos —como hormônios de estresse e indicadores de desgaste muscular— e de comportamento em trinta galgos, tanto em treinamentos com veículo a motor como correndo livremente. “O que vimos é que, quando se treina um galgo com um veículo a motor em determinadas condições, força-se menos o que ele mesmo forçaria se estivesse correndo solto. Se você solta uma galgo, ele corre”, resume Carranza.
Veja o vídeo:

O treinamento com carros, como o exibido pelo treinador, não está autorizado pela Junta de Andaluzia.
Conforme o rascunho, o treinamento será proibido em dias de chuva ou com uma temperatura que ultrapasse os 32 graus. Em motos e triciclos, sé será possível treinar dois galgos por vez, na lateral oposta ao tubo do escapamento. Em “veículos onde os cães podem ficar, de modo seguro, na parte anterior do mesmo”, até quatro cães poderão ser amarrados.
Na Espanha, a competição mais importante de corridas de galgos é a Copa de Su Majestad el Rey. Organizações como a SOS Galgos denunciam que, por ano, “dezenas de milhares de galgos são enforcados, atirados a outros animais como restos da caça”. A Federação Espanhola de Galgos mantém que tais casos representam uma minoria.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão