sábado, 30 de julho de 2011

PMA de Dourados encontra animal em extinção que foi atropelado em Deodápolis

Policiais Militares Ambientais de Dourados encontraram na tarde de ontem (28), um Cervo do Pantanal que foi atropelado em uma estrada vicinal próxima a um canavial, na região Deodápolis – município que fica a 258 km de Campo Grande e 90 km de Dourados. O animal era um macho e estava vivo quando a polícia chegou no local, porém veio a óbito logo depois. O Cervo do Pantanal é o maior veado da América do sul, e está na lista de animais em extinção.

Os policiais recolheram a carcaça, que pesa aproximadamente 180 quilos, para limpeza, pois será taxidermizada (empalhada) para utilização nos trabalhos de Educação Ambiental da PMA, em um projeto realizado em Dourados denominado “Labirinto Ambiental”.

O projeto

O ‘Labirinto Ambiental’ foi criado em 2004 para tornar a Educação Ambiental mais atrativa, tanto ao público infantil quanto para adultos. Este trabalho funciona com oficinas, em que são montados ambientes que simulam algumas situações de degradação, tais como, a caça de animais, onde são apresentados animais taxidermizados, os quais foram mortos por caçadores, armas utilizadas na caça, armadilhas de captura de animais, entre outros. São instaladas ainda estandes com situações de pesca, poluição, desmatamento, ou exemplos de qualquer tipo de agressão ao meio ambiente.

O Cervo

O cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus – outros nomes comuns: Veado-suaçuapara/Guaçupuçu) vive nas regiões pantanosas e ao longo das bordas das florestas do Brasil, Uruguai, Paraguai e Guianas. É muito arisco e esconde-se durante o dia. À noite, vai para as clareiras em grupos de cinco ou mais para alimentar-se de capim, juncos e plantas aquáticas. O cervo freqüentemente entra na água. Os machos, ao contrário da maioria dos outros antílopes, não lutam pela posse das fêmeas.

 

fonte:http://www.midiamax.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão