quinta-feira, 28 de julho de 2011

Assim como nós, nossos amigos caninos são capazes de formar conceitos abstratos

ScienceDaily - Assim como nós, nossos amigos caninos são capazes de formar conceitos abstratos. Friederike Range e colegas da Universidade de Viena, na Áustria têm mostrado pela primeira vez que os cães podem classificar fotografias coloridas complexas e colocá-las em categorias, da mesma forma que os humanos. E os cães, com sucesso, demonstram sua aprendizagem através do uso de computador automatizados, telas sensíveis ao toque, eliminando a influência do potencial humano.

A fim de testar se os cães podem visualmente categorizar imagens, e transferir seu conhecimento a situações novas, quatro cães foram mostrados, fotografias da paisagem e do cão, e espera-se fazer uma seleção em um computador touch-screen.

Na fase de treinamento,  foram mostrados aos cães a paisagem e as fotografias do cão ao mesmo tempo  foram recompensados ​​com uma bolinha de comida, se eles escolheram a imagem do cão (estímulo positivo). Os cães, em seguida, participou de dois testes.

No primeiro teste,  foram mostrados aos cachorros  o cão completamente diferente da imagem da paisagem.Eles continuaram a selecionar de forma confiável as fotografias do cão, demonstrando que eles podem transferir seus conhecimentos adquiridos na fase de treinamento para um novo conjunto de estímulos visuais, mesmo que nunca tenha visto essas fotos em particular antes.

No segundo teste,  foram mostradasa aos cães   fotos da paisagem usada na fase de treinamento, encarando-os com informações contraditórias: por um lado, um novo estímulo positivo como as imagens contidas cães, mesmo se fossem cães novos; Por outro lado, um estímulo familiar negativa na forma da paisagem.

Quando os cães foram confrontados com uma escolha entre o novo cão na paisagem familiar e uma paisagem completamente nova com nenhum cão,  eles selecionaram a opção com o cão. Estes resultados mostram que os cães foram capazes de formar um conceito ou seja, 'cachorro', embora a experiência não pode nos dizer se eles reconheceram as fotos do cão como cães reais.

Os autores também tiraram algumas conclusões sobre a força de sua metodologia: "Usando touch-screen computadores com cães, abre todo um mundo de possibilidades sobre como testar as habilidades cognitivas de cães por, basicamente, controlar completamente qualquer influência do proprietário ou experimentador." Eles acrescentam que o método também pode ser usado para testar uma gama de estratégias de aprendizagem e tem o potencial de permitir aos pesquisadores comparar as habilidades cognitivas de espécies diferentes, utilizando um único método.

Jornal de referência: Faixa de F et al (2007). Categorização de estímulos visuais naturais por cães domésticos (Canis familiaris). Cognição Animal (DOI 10.1007/s10071-007-0123-2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão