quinta-feira, 28 de julho de 2011

Os cães sentem inveja

ScienceDaily  - Os cães podem sentir uma forma simples de inveja, os pesquisadores descobriram.

Experimentos com várias espécies têm mostrado que os macacos geralmente expressam ressentimento quando um comportamento parceiro recebe uma recompensa maior por executar uma tarefa idêntica. Macacos foram mostrados para greves palco, recusando-se a participar e ignorando o que percebem como remuneração inferior. Os cães são capazes de similar, embora menos sensíveis, Faixa de discriminação, Friederike relatório e colegas.

Os pesquisadores realizaram experimentos com duplas de cães domésticos acompanhados por seus donos. Enquanto os cães parceiro e sujeito sentou ao lado uns dos outros com o seu dono de pé atrás deles, cada cão foi solicitado a colocar a pata na mão do experimentador, e sobre cumprimento, dado um pedaço de salsicha ou de pão.

Em comparação com uma variedade de situações de controle, os cães reagiram de forma diferente para distribuição de recompensa injusta, medido pela sua reação quando o parceiro fdeu  comida , mas o assunto não era. Este ressentimento foi quantificado em número de vezes que os pesquisadores tiveram que levar o animal, ou o número de vezes que o cão iria realizar a tarefa antes de recusar. Os cães não parece se importar exatamente com a recompensa que foram dadas, ou se o parceiro fez ou não para executar a tarefa antes de receber comida.

A Inveja do cão pode ser um precursor evolutivo à emoção mais sofisticada de primatas, dizem os pesquisadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão