sábado, 30 de julho de 2011

Colugos Glide deslizam para poupar tempo, não energia

ScienceDaily (28 de julho de 2011) - Segurando firmemente a um tronco de árvore, à primeira vista um colugo pode ser confundido com um lemur. No entanto, quando o animal salta, se lança  num deslizamento gracioso, espalhando a membrana gama enorme que se estende por suas pernas e cauda  cobrindo distâncias de até 150m. Assim, quando Greg Byrnes e seu colega Andrew Spence, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, foram olhar ao redor para um mamífero de transportar as mochilas acelerômetro / transmissor de rádio que a dupla projetados para rastrear animais no campo, o colugo foi uma escolha óbvia.

"Eles são um planador grande e foi uma oportunidade de aprender sobre um animal que não sabíamos muito sobre," diz Byrnes. Admitir que eles foram inicialmente interessado na história natural dessas criaturas carismático, Byrnes perceberam que poderiam utilizar a informação recolhida para saber mais sobre o custo de vida do colugo de deslizamento. Que voem para Singapura, Byrnes uniram-se com Norman Lim para acompanhar o deslizar e mamíferos a equipe descobriu que em vez de economia de energia, colugos deslizar para economizar tempo. Sua descoberta foi publicada no Journal of Experimental Biology.

Descrevendo como alguns dos colugos noturna poleiro baixo na floresta, Byrnes foi capaz de captar seis dos mamíferos e cola os pacotes de acelerômetro para suas costas antes de permitir que fugir de volta as suas árvores para a sua primeira deslizar da noite. Explicando que a data loggers foram capazes de coletar dados para 3-9 dias, Byrnes e Lim rastreados os animais até a data loggers, eventualmente, caiu e eles foram capazes de recuperá-los algumas semanas depois.

Back in Berkeley, Byrnes, Spence e Thomas Libby tinha a tarefa nada invejável de gerenciar a quantidade colossal de dados coletados: "Nós estávamos de amostragem a 100 Hz para os dias", explica Byrnes. De acordo com Byrnes, há um perfil distinto de aceleração quando eles deslizam. "O que você vê é o salto eo pouso quando há essa aceleração varrendo, por isso é fácil de escolher as suas desliza", diz ele.Eventualmente, o trio convertido os traços de cada animal a aceleração em velocidades - como eles escalado árvores e deslizou - e, em seguida, eles calcularam as distâncias que os animais abrangidos.

Analisando as trajetórias de planeio, a equipe percebeu que os colugos só subir uma altura relativamente pequena para alcançar os seus longos desliza raso. "A média foi de 8 m para um animal que está deslizando 30-50m", diz Byrnes. Mas quanta energia eles estavam usando para cobrir essa distância?

Baseando seus cálculos sobre a quantidade de energia utilizada por pequenos primatas escalada - parentes próximos do colugo - o trio calculou a energia utilizada por um colugo ascendente de uma árvore para iniciar um deslize. Em seguida, eles calcularam a quantidade de energia que os animais usariam se tivessem subiu através do dossel para cobrir a distância de planeio e ficou surpresa ao ver que em vez de economia de energia, o colugos estavam usando energia 1,5 vezes mais. "Isso foi uma surpresa, como o dogma tem sido sempre que desliza é mais barato", diz Byrnes.

No entanto, uma coisa era clara: delta era mais rápido. "Se você observar os animais se movem através das árvores muito lentamente", diz Byrnes, "Mas eles podem ir 10 vezes mais rápido e cobrir longas distâncias de deslizamento para que eles possam passar mais tempo de forrageamento," ele explica. Delta também pode proteger de predadores colugos perigosos e reduzir os riscos de escalada em ramos spindly, para que ele pudesse ser mais de um benefício a longo prazo do que simplesmente economia de energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão