Por Helena Barradas (da Redação)
O evento “Pedaleando por las mascotas” contou com mensagens de conscientização e ainda com adoção de cães e gatos
“Brinque com seu animal, mas não o maltrate” e “Meus animais favoritos são o elefante e o cachorro” eram as mensagens que Rainier e Kennet, de 4 e 6 anos respectivamente, levavam nas costas antes de começar a pedalar. Assim como eles, dezenas de pessoas participaram de um evento ciclístico a favor dos animais, que foi realizado na Praça Castellana, em Chacao, na Venezuela, no dia 4 de novembro. As informações são do jornal El Universal.
A maioria das pessoas e seus animais começaram a chegar por volta das 9h. Tutores aproveitaram para vacinar gratuitamente os seus animais. “Seu nome é Juguetón”, disse Rainier sobre o poodle mini toy que levou.
Francismar Lima e seu namorado também não se importaram em ter de acordar cedo para vacinar o cão Chiro e o gato Midori. “Moramos um pouco longe daqui, mas não quisemos deixar de participar”, disse Francismar.
A iniciativa nasceu do trabalho conjunto entre o Projeto Kikiriwau, Projeto Patas y Narices [Patas e Focinhos] e Projeto Mascota, que zelam pelo bem-estar dos animais. O evento ainda conto com o apoio da prefeitura de Chacao.
“A intenção é beneficiar a família como um todo, uma vez que os animais domésticos também são membros da família”, afirmou Adriana Altimari, da prefeitura de Chacao.
Para Maricin Rosello, presidente do Projeto Mascota, a intenção do movimento é promover valores. “A ideia de que toda a família possa vir promove a integração entre seus membros e estimula um momento com pais e filhos juntos. Além disso, queremos enfatizar o respeito pelo meio-ambiente e pelos animais.”
Os Projetos Mascota e Kikiriwau se juntaram para trabalhar em prol dos animais desde que, há mais ou menos um ano, lutaram para combater a onda de envenenamento de gatos que começou a se alastrar pela cidade.
A Prefeitura cedeu 30 bicicletas, 15 delas com rodinhas, para que os participantes pudessem utilizar, desde que colocassem na camiseta uma mensagem de apoio aos animais.
Na Zona Leste da cidade, como parte da jornada de adoção, alguns gatos e cachorros esperavam por algum adotante. No extremo Oeste, foi instalada uma barraca que vendia alimentos e acessórios para animais. Os valores arrecadados foram destinados aos cães e gatos vítimas do abandono nas ruas.
Também receberam doações e deram aulas de dançaterapia para os assistentes.
fonte: anda