sexta-feira, 29 de julho de 2011

As mímicas dos Chimpanzés

Chimpanzé

 

Um grupo de investigadores da Universidade de Saint Andrews, na Escócia, estudou o comportamento e a forma como vários grupos de chimpanzés comunicavam entre si e concluiu que estes símios utilizam muito mais gestos para comunicar do que aquilo que até agora se pensava.
Em estudos anteriores, tinham sido identificados 30 gestos que os chimpanzés faziam repetidamente e que eram compreendidos como forma de comunicação por outros animais da espécie. Este estudo agora dado a conhecer revelou que, no mínimo, esses gestos sociais entre estes animais ascende a 66, o que demonstra uma comunicação mais avançada e completa do que aquilo que se esperava que acontecesse.
Para a realização dos estudo, os investigadores envolvidos estiveram no terreno quase nove meses, durante os últimos dois anos, a observar detalhadamente grupos destes animais no Ruanda e gravaram 120 horas de imagens, que foram depois observadas em laboratório, frame a frame, para tentar entender qual o significado de cada gesto. Alguns foram identificados, outros nem tanto, e esta equipa tem ainda muito trabalho pela frente, para tentar entender cada um desses gestos.
Em alguns casos, quando os investigadores pensavam ter interpretado e descodificado mais um gesto, e esperavam uma determinada reacção de um chimpanzé, ela não acontecia, deitando por terra muitas horas de trabalho e observação, e obrigando os envolvidos a recomeçar do zero. Mas em muitos outros casos já foi possível saber do que «falam» ou o que pretendem os chimpanzés uns dos outros. Um dos casos peculiares é, entre os animais mais jovens, por exemplo, quando apertam a mão a um semelhante de idade similar, estão a convidá-lo para brincar, não a cumprimentá-lo, como os humanos fazem. Por outro lado, existe um gesto de cumprimento quando dois chimpanzés se encontram, ambos abanam a cabeça, como sinal de respeito pelo seu semelhante.
Com o avanço da ciência e dos meios audiovisuais e um maior interesse de trabalhar nestas áreas, os animais vão continuar a surpreender-nos, cada vez mais rapidamente, com as suas capacidades inatas, contrariando a velha ideia de que os animais eram irracionais e não tinham qualquer tipo de códigos de conduta. E não são apenas os símios, muitas outras espécies demonstram capacidades notáveis de se organizar e comunicar.
A Universidade de Saint Andrews é uma das mais prestigiadas universidades do Reino Unido e líder da investigação em muitas áreas do saber. Aqui estudaram algumas das mais notáveis figuras da sociedade inglesa, pelas excelentes condições que a instituição oferece, a todos os níveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão