sexta-feira, 29 de julho de 2011

Aumenta a esperança dos gatos

Estados Unidos

Gato

Um grupo de investigadores da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, concentrou a sua atenção no tempo que os gatos vivem, e em que condições, enquanto animais de companhia.
Uma das conclusões a que chegaram é que os gatos têm aumentado, e muito, a sua esperança de vida. O principal motivo para este aumento significativo é a alimentação que lhes é fornecida, e que é estudada pelos fabricantes para que contenha todos os elementos nutricionais que são necessários aos bichanos. Muitas marcas oferecem produtos adaptados à idade, ao tipo de vida, ou até a doenças específicas da espécie, o que pode levar a melhorias significativas da qualidade de vida, com uma alimentação direccionada para as necessidades de cada gato.
Outro dos factores que tem contribuído para o aumento do tempo de vida dos gatos é o maior investimento em cuidados de saúde que os donos disponibilizam aos animais, já que a visita ao veterinário se tornou um bom hábito, tendo também aí havido um ganho na qualidade de vida dos animais.
Um aspecto menos positivo apontado pelo estudo é o facto de os gatos estarem, em geral, mais obesos, já que nas habitações têm uma vida muito sedentária, o que promove essa situação.
O estudo apresenta alguns números interessantes e reflecte também o interesse que as pessoas têm tido nos últimos anos pelos gatos, com um aumento significativo do número destes pequenos felinos como animal de companhia, em detrimento de outras espécies.
Estima-se que, em todo o mundo, haja mais de 260 milhões de gatos registados. Na Europa, 30 % dos gatos têm mais de 8 anos, sendo que há poucos anos essa percentagem era significativamente mais baixa; no entanto, o Japão bate esse recorde, já que 30 % dos gatos nipónicos ultrapassam os 10 anos de idade.
Neste momento, a esperança de vida dos gatos nos países ocidentais atinge já os 15 anos, uma idade avançada para estes animais, embora nos dias de hoje seja muito frequente encontrar gatos com mais idade, o que não quer dizer que todos a atinjam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão