quinta-feira, 28 de julho de 2011

Os programas de computador pode ser a ferramenta mais precisa para estudar comunicação acústica entre os animais,

 

ScienceDaily - Os programas de computador pode ser a ferramenta mais precisa para estudar comunicação acústica entre os animais, de acordo com Csaba Molnár de Eötvös Lorand University na Hungria e sua equipe de pesquisa. Sua pesquisa mostra que uma nova peça de software é capaz de classificar o latido do cachorro  de acordo com situações diferentes e até mesmo identificar latidos de cães individuais.

O objetivo do Molnár e experimentos dos colegas foi testar a capacidade de um algoritmo de computador para identificar e diferenciar as características acústicas de latidos do cão, e classificá-los de acordo com diferentes contextos e cães individuais. O software analisou mais de 6 mil latidos de 14 cães pastores húngaros (raça Mudi) em seis situações distintas: 'estranho', 'luta', 'caminhar', 'sozinha', 'bola' e 'play'.As cascas foram gravadas com um gravador de fita antes de serem transferidas para o computador, onde foram digitalizados e sons casca individuais foram codificadas, classificadas e avaliadas.

No primeiro experimento a olhar para a classificação de latidos em situações diferentes, o software corretamente classificados as cascas em 43 por cento dos casos.Os melhores índices de reconhecimento foram alcançados para 'luta' e 'estranho' contextos, e os mais pobres taxa foi alcançada quando 'play' categorizar cascas. Estes achados sugerem que os diferentes estados motivacionais em contextos de cães agressivos, amigável ou submisso pode resultar em cascas acusticamente diferente.

No segundo experimento olhando para o reconhecimento de cada cão, o algoritmo classificou corretamente as cascas em 52 por cento dos casos. O software confiável poderia discriminar entre cães individuais, enquanto os humanos não podem, o que sugere que existem diferenças individuais em latidos de cães, embora os seres humanos não são capazes de reconhecê-los.

Os autores concluem destacando o valor de sua nova metodologia: "O uso de algoritmos avançados da máquina aprendendo a classificar e analisar sons de animais abre novas perspectivas para a compreensão da comunicação animal ... Os resultados promissores obtidos sugerem fortemente que as abordagens máquina avançada de aprendizagem merecem ser considerada como uma nova ferramenta relevante para a etologia *. "

* Etologia: o estudo do comportamento animal, com foco em padrões de comportamento em ambientes naturais.

Jornal de referência: Molnar C et al (2008). Classificação de cão ladra: uma abordagem de aprendizagem de máquina.Cognição Animal (DOI 10.1007/s10071-007-0129-9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão