quinta-feira, 28 de julho de 2011

Os cães podem farejar câncer de intestino na respiração e amostras de fezes, com um grau muito elevado de precisão - mesmo nos estágios iniciais da doença - revela pesquisa publicada online na revista Gu

As descobertas estimulam os autores a sugerir que os compostos químicos para cânceres específicos circulam por todo o corpo, que abre a perspectiva de desenvolvimento de testes para pegar a doença antes que ela tenha tido a chance de se espalhar em outros lugares.

Um labrador especialmente treinado completou 74 sniff testes, cada um composto por cinco fôlego (100 a 200 ml) ou amostras de fezes (50 ml) de cada vez, das quais apenas uma era canceroso, durante um período de vários meses.

As amostras vieram de 48 pessoas com câncer de intestino confirmados e 258 voluntários sem câncer de intestino ou que tiveram câncer no passado.

Cerca de metade das amostras de voluntários vieram de pessoas com pólipos intestinais, que apesar de benigna, são consideradas como um precursor do câncer de intestino. E 6% das amostras de ar e um em cada 10 das amostras de fezes a partir deste grupo veio de pessoas com problemas de intestino, tais como a doença inflamatória intestinal, úlceras, diverticulite e apendicite.

As amostras de câncer de intestino vieram de pacientes com diferentes estágios da doença, incluindo estágio inicial.

O cão identificou com sucesso que as amostras foram cancerosas, e que não foram, em 33 dos 36 testes de respiração e em 37 dos 38 exames de fezes, com as maiores taxas de detecção entre as amostras colhidas das pessoas com doença em estágio inicial.

Isso equivale a 95% de precisão, em geral, para o teste de respiração e 98% de precisão para o exame de fezes, em comparação com a colonoscopia convencional - um procedimento que envolve um tubo com uma câmera na ponta inserido através da passagem de volta.

Amostras de fumantes ou de pessoas com outros tipos de problemas de intestino, que pode ser esperado para mascarar ou interferir com outros cheiros, não representam um problema para o cão.

Isso indica que há são específicas de odores perceptíveis fora dado por células cancerígenas que circulam ao redor do corpo, dizem os autores. E é apoiado por outras pesquisas e evidências anedóticas indicam que os cães podem farejar bexiga, pele, pulmão, mama e ovário cânceres, acrescentam.

Os autores admitem que o uso de cães para triagem de câncer é provável que seja impraticável e caro, mas um sensor poderia ser desenvolvido para detectar os compostos específicos.

O exame de sangue oculto nas fezes, que pega o sangue escondido em uma amostra de fezes é um método eficaz e não invasivo de triagem para o câncer de intestino, dizem os autores, mas é apenas capaz de pegar a doença em estágio inicial um em cada 10 casos.

"A detecção precoce e o tratamento precoce são fundamentais para o sucesso do tratamento de câncer e são excelentes meios para reduzir tanto a carga econômica e mortalidade [de câncer de intestino]", comentam os autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão