terça-feira, 20 de novembro de 2012

Supermercado vende carne de rena para o Natal

Por Patrícia Tai (da Redação)

Foto: Alex Smith/Sirkas Photo
Contrariamente ao sentido original pelo qual, em tese, as famílias se reunem anualmente (a celebração no nascimento de Jesus Cristo, que combatia todas as formas de sacrifício animal), o Natal é uma época em que se consome muita carne no mundo todo, e para isso muitos milhões de animais de várias espécies são mortos. Faltando mais de um mês para as comemorações natalinas e de final de ano, já tiveram início as vendas de alimentos para as festas. Desta vez, um supermercado em Dewsbury, no Reino Unido, resolveu “inovar” o seu cardápio de crueldades: está vendendo carne de rena. As informações são do Daily Mail.
O supermercado Lidl está vendendo, com a sua própria marca, bifes congelados feitos a partir de pernas de renas da Sibéria. O preço de 350 gramas é de 7,99 libras esterlinas, equivalente a R$ 26.
O que causa estranheza é que os ingleses parecem estar mais preocupados com seus filhos acharem que “não vão ganhar presentes”, que sensibilizados com a morte de mais uma espécie para consumo humano.
Muitos cidadãos que têm filhos estão acusando o supermercado, que tem matriz na Alemanha e mais de 500 lojas no Reino Unido, de “destruir a magia do Natal, pois as crianças olharão para os filés congelados e pensarão que as renas não estarão trazendo os seus presentes”.
Andrew Stevens, de 47 anos, de Halifax (West Yorkshire), criticou o supermercado: “Se a minha menina vê isso, ela vai pensar que a rena não será capaz de trazer seus presentes este ano, porque as renas estarão sem pernas. É de muito mau gosto, corre o risco das crianças se chatearem, não é o tipo de coisa que você quer para seus filhos quando eles estão ficando excitados pelo Natal e cantando ‘Rudolph, the Red Nosed Reindeer’ ( música tradicional de Natal na Inglaterra, cujo título significa ‘Rudolf, a rena de nariz vermelho’). E a loja incluir esses bifes em seus folhetos promocionais é impensável, pois qualquer criança pode pegá-los”.
Mãe de três crianças, Karen Ponte, 35, também de Halifax, disse: “Eles estão tentando ganhar dinheiro com bifes de rena nesta época do ano e estão destruindo a magia do Natal para as crianças de todo o país. É inaceitável”.
Um porta-voz do PETA disse: “A ideia da rena ‘Rudolph’ ser morta e fatiada para o jantar é uma paródia do ‘espírito de paz e amor do Natal’, do que acontece com os animais mortos para consumo”.
Renas da Sibéria podem viver até 15 anos de idade, mas estas que estão sendo abatidas para o consumo humano são ainda jovens.
Um porta-voz do Lidl disse: “Nós estamos vendendo bifes de rena da Sibéria como parte de nossa gama premium de produtos neste Natal. Isto também inclui outras carnes de luxo, tais como carne de veado, codorna e perdiz. Uma reação incrivelmente positiva de nossos clientes no Natal de 2010 levou o Lidl a vender estes produtos novamente este ano”.
Nota da Redação: O cardápio humano de crueldades parece não ter limites. Mas quem alimenta essa cadeia de sofrimento? O supermercado Lidl, citado nesta matéria, ressalta um ponto importante: a responsabilidade dos consumidores sobre essa cadeia de crueldades. Quem consome produtos de origem animal, como a carne, o leite, ovos, entre outros, não difere muito no grau de crueldade em relação ao papel de quem comercializa esses produtos, ou de quem os produz; assim como não é mais nem menos cruel consumir ou vender a carne de determinadas espécies de animais. Independemente de ter sido morto um boi, um gato, um cão ou uma rena, trata-se da mesma violência: tirar a vida de um ser senciente para servir a humanos ou consumir o produto desse ato brutal. A situação é esta: um mata; um outro vende o produto da morte; e o terceiro o consome. Todos que participam disso, direta ou indiretamente, não estão igualmente impregnados da violência que sustenta essa cadeia de morte e sofrimento?
fonte:anda

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