terça-feira, 20 de novembro de 2012

Azambuja declara tauromaquia Património Cultural Imaterial

Portugal

Em contrapartida às vitórias conquistadas pelos direitos dos animais, recentemente ganhas com ocancelamento da tradicional tourada  equatoriana, um evento chamado  Jesús del Gran Poder, e ocancelamento do rodeio e proibição da prática em Mangaratiba, no Rio, os animais perdem mais uma batalha pelo direito à vida.
Segundo a Agência Lusa, foi aprovado no dia 17 de novembro, na Assembleia Municipal da Azambuja, em Portugal, a elevação da tauromaquia à Patrimônio Cultural Imaterial.
Aprovada com 23 votos a favor e 1 voto contra, de acordo com o jornal Expresso a proposta teve por base um trabalho de pesquisa elaborado por um técnico do município, com cerca de 700 páginas, denominado “Inventário e Declaração da Tauromaquia - Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Azambuja – 2012″.
Segundo o Portal Sic Notícias, a medida aprovada tenta fortalecer o absurdo movimento que pretende levar a tauromaquia à Patrimônio da Humanidade na Unesco, uma medida arbitrária e irracional, que alega que a tauromaquia é uma importante tradição nacional em diversos países.
Tal prática de tortura cruel é vista como entretenimento, condenando os animais à uma vida de exploração e sofrimento. Nenhuma das batalhas legais travadas pelos protetores do direito dos animais é ganha com tão esmagador apoio parlamentar.
No mês de outubro, ativistas entregaram ao parlamento, em Lisboa, um documento com cerca de 40 mil assinaturas a reivindicar a aprovação de legislação que proteja os direitos dos animais, propondo, entre outras medidas, acabar com o uso de animais nos circos e o fim das touradas.
Já passa da hora dos países compreenderem e levarem como justa a proibição de tamanha barbárie, parando de se esconder sob o manto falso da preservação cultural. O crime e a crueldade não podem ser considerados patrimônios de um povo, assim como a lei deve servir à todos, humanos ou animais
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão