terça-feira, 12 de junho de 2012

Comércio de animais silvestres é o terceiro crime mais lucrativo do mundo


O comércio de animais é a terceira atividade ilícita mais lucrativa do mundo, ficando atrás apenas do trafico de drogas e de armas. No Brasil – por conta de sua grande biodiversidade – o crime ambiental é cada vez mais frequente.
Na última semana, a Polícia Federal fez uma operação especial em parceria com a Interpol em várias capitais brasileiras. Os agentes vistoriaram criadouros para reprimir o tráfico. Mais de cem aves foram apreendidas em João Pessoas e centenas de pássaros e jabotis encontrados em Salvador.
De acordo com estimativas do Governo Federal, quase 12 milhões de animais silvestres são apreendidos, todos os anos, no Brasil. Macacos, tartarugas, onças e, principalmente, pássaros.
Os animais silvestres, além de serem vítimas do tráfico, também sofrem com a rápida expansão dos centros urbanos. De acordo com a organização Mata Ciliar, entidade do interior de São Paulo que concentra boa parte dos esforços no cuidado de animais maltratados, a proximidade com a vida urbana é muito prejudicial aos animais.
As redes elétricas se aproximam das matas e construções urbanas impedem a circulação livre dos bichos. Com isso, eles começam a desviar para cidades. Foi o que aconteceu com uma onça que foi atropelada em uma estrada em Minas Gerais.
Assista ao vídeo:
Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão