quinta-feira, 14 de junho de 2012

Sapateiro reformado de Vila Franca de Xira multado por alimentar cães abandonados


Portugal


Vai longe demais o caminho da ignorância, principalmente quando Leis são feitas por estas mentes obscuras, atrofiadas.
Manuel Cristeta estava longe de imaginar o imbróglio em que se ia meter 


Um sapateiro de Vila Franca de Xira, reformado, foi multado em 995 euros por alimentar cães abandonados que andavam junto a uma propriedade de familiares. Chegou a ter a moto penhorada por ter falhado duas prestações.





Um sapateiro de Vila Franca de Xira foi multado em 995 euros por alimentar cães abandonados. O Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, que o apanhou a dar comida aos animais, entendeu que Manuel Cristeta, ao alimentar os cães, estava a tomar posse dos mesmos e também levantou um auto por não ter licença dos animais, apesar de não ser dono de nenhum deles. Manuel João Cristeta, 65 anos, vive e trabalha em Vila Franca há 42 anos. Aos fins-de-semana vai para a propriedade do irmão caminhar e conviver. É junto a esse local ermo que vadiam 13 cães que, apesar dos alertas da família de Manuel Cristeta, nunca foram recolhidos pelas autoridades.
No final de 2010 Manuel Cristeta lembrou-se de dar “uma mãozinha de ração” aos animais antes de sair para uma caminhada. Os cães seguiram-no ao longo da estrada e o homem acabou por cruzar-se com uma brigada do SEPNA que passava no local. “Disse que os cães eram abandonados e que ocasionalmente eu e o meu irmão lhes dávamos de comer para não morrerem de fome. Os agentes perguntaram-me pelas licenças dos animais e disse que não tinha porque os cães não eram meus”, conta.
Com medo que recolhessem os cães e os abatessem, Manuel acabou por adoptar alguns. Deslocou-se aos serviços da Câmara de Vila Franca de Xira, tratou da vacinação e legalizou-os nos serviços da junta de freguesia da cidade. Mas uns meses mais tarde apareceu a multa para pagar. Insistiu que os cães não eram seus mas ninguém na junta acreditou na sua palavra. “O que me disseram foi que se eu alimentava os cães é porque eles eram meus”, lamenta. Manuel acabou por se resignar e pagar a multa em prestações de 40 euros, porque vive com uma reforma de 218 euros e dos serviços de sapateiro que vai realizando em Vila Franca.
O sapateiro pagou nove prestações e depois pediu para que baixassem o pagamento para 20 euros mensais, porque estava em dificuldades económicas. “Fiz uma carta à junta e estive dois meses à espera de resposta. Durante esse tempo deixei de pagar e a junta meteu logo um processo em tribunal”, lamenta Manuel Cristeta, que viu a sua moto, único meio de transporte que possui, ser penhorada. Valeu-lhe a ajuda de familiares que lhe emprestaram dinheiro. “As pessoas não acreditam na minha história. Agora sempre que vejo alguém a alimentar animais abandonados aviso logo as pessoas. Mas se vemos os animais na rua com fome o que fazemos? Fingimos que não é nada connosco?”, questiona.



fonte:http://semanal.omirante.pt


Comentário
Vai longe demais o caminho da ignorância, principalmente quando Leis são feitas por  mentes obscuras, atrofiadas. Que contradição! O nome: SEPNA   Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR , em verdade significa proteção à propriedade privada, mas mesmo assim onde já se viu dar comida a um cão é querer ser proprietário do mesmo? Só as cabeças grosseiramente empedradas  pensam assim. Também pode ser uma forma de arrancar dinheiro do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão