terça-feira, 12 de junho de 2012

Valentim, o sagui epiléptico




Valentim é um filhote de sagui-de-tufos-pretos (Callithrix penicillata), de aproximadamente um ano de idade, que sofre de epilepsia. Ele foi encontrado em abril do ano passado em Campinas, interior de São Paulo, caído no chão e longe de sua família. A pessoa que o encontrou entrou em contato com o Setor de Proteção aos Animais e Meio Ambiente da Polícia Civil (Sepama), que o encaminhou ao zoológico do Bosque dos Jequitibás.
Valentim foi recebido pela bióloga do parque, Eliana Ferraz, que assumiu os cuidados com o filhote. Segundo ela, o pequeno sagui deve ter caído das costas da mãe ao ter uma crise de epilepsia e com isso perdeu o contato com o grupo. Como pequenos primatas costumam ficar agarrados à mãe para manter o calor do corpo, Eliana encheu uma pequena garrafa com água morna e a enrolou com uma toalha, que precisava ser trocada a cada três horas. Valentim permaneceu agarrado à garrafa e recebeu mamadeira até crescer e se recuperar.
 
O sagui foi diagnosticado com epilepsia e, com isso, alguns cuidados especiais precisaram ser tomados pelos profissionais do Bosque: o piso do recinto foi forrado com panos para evitar que Valentim se machuque ao cair, o pote de água não pode ser completamente cheio, para evitar afogamentos, e todas as crises são monitoradas para evitar complicações.
 
Eliana disse que hoje os ataques epilépticos estão controlados, mas o sagui nunca mais poderá retornar à natureza. Ele permanecerá no Bosque e, em breve, ganhará a companhia de uma fêmea da mesma espécie.

 De: noticiaanimal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão