quinta-feira, 14 de junho de 2012



Centenas de pardelas passaram pela região da Praia do Forte, no Litoral Norte da Bahia, a cerca de 100 km de Salvador, na segunda-feira (11). Os animais, que pertence à família dos albatrozes, atacaram iscas depositadas pelos pescadores em alto mar, a 10 km da costa.
A busca por alimento das aves oceânica foi registrada pelo coordenador-geral do Projeto Tamar, Gui Marcovaldi. Algumas dão longos mergulhos e engolem a isca ainda debaixo d´água, tática para evitar que a isca seja roubada até chegar à superfície. A bióloga Tatiana Neves, coordenadora do Projeto Albatroz, que fica em Santos (SP), afirma que as aves afirma que o comportamento de acompanhar barcos pesqueiros para se alimentar é comum da espécie, que está de passagem pela Bahia.
"Elas se reproduzem no sul do oceano atlântico, nas ilhas Malvinas, e migram naturalmente, todos os anos, para a costa dos Estados Unidos, passando pela Bahia. A gente tem muito vento na região sul, o que deve estar empurrando essas aves e acumulando na costa do nordeste", explica. A bióloga acrescenta que o pouco vento da região nordeste dificulta o deslocamento da migração até a América do Norte.

Gaivotas pescam iscas lançadas por pescadores no litoral da Bahia (Foto: Gui Marcovaldi/ Projeto Tamar.)

Animais se deslocam do sul do país até EUA, tendo a BA como rota (Foto: Gui Marcovaldi/ Projeto Tamar.)

Aves pegam as iscas no fundo do alto mar (Foto: Gui Marcovaldi/ Projeto Tamar.)fonte: g1.globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão