quinta-feira, 14 de junho de 2012

Acervo de Jacques Vielliard de sons de animais é publicado na internet


O acervo de vocalizações de animais deixado pelo ornitólogo e professor da Universidade Estadual de Campinas(Unicamp) Jacques Marie Edme Vielliard, morto em 2010, foi disponibilizado na internet. Até o momento, foram publicadas 11 mil das 40 mil vocalizações registradas de vertebrados, aves, mamíferos, peixes, anfíbios e répteis, invertebrados, insetos e aracnídeos. Os dados pertencem à Fonoteca Neotropical 'Jacques Vielliard' (FNJV), do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp.
Na página na internet é possível obter informações sobre o local da gravação, quem a realizou, o equipamento utilizado, o que a espécie fazia no momento da captação e mais dados sobre a mesma. Há oito meses em testes, o acervo foi acessado por pesquisadores de mais de 40 países e pode ser lido nas versões em português, inglês e francês.
De acordo com Luís Felipe Toledo, um dos coordenadores da pesquisa e colabor do Museu de Zoologia do Instituto de Biologia da Unicamp, o material está sendo publicado na internet aos poucos. “No momento temos três exemplos, o do sapo-cururu, sapo-martelo e sabiá-laranjeira. Em mais ou menos um ano queremos colocar até 100 cantos”, diz. Ao ser digitalizado, o patrimônio poderá definir novas áreas a serem exploradas. “Antes tínhamos tudo anotado apenas em cadernos, agora é mais fácil ver as regiões em que nunca foram feitas gravações”, explica Toledo.
Com os dados já armazenados, os usuários podem relacioná-los com informações de outros portais, como o da Nasa (National Aeronautics and Space Administration), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Com as informações, é possível encontrar padrões de comportamento das espécies. “Essas páginas oferecem informações climáticas e então podemos descobrir, por exemplo, que uma coruja só pia em noite de lua cheia”, conta Luis Felipe Toledo, um dos coordenadores da pesquisa.
acervo está disponível para consulta no endereço proj.lis.ic.unicamp.br/fnjv.
O canto do sabiá-laranjeira é um dos três disponíveis no site.  (Foto: Acervo Unicamp )Canto do sabiá-laranjeira é um dos três disponíveis na internet site (Foto: Acervo Unicamp )


 







fonte: g1.globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão