quinta-feira, 14 de junho de 2012

Famílias deixam animais após mudar para casa própria em Hortolândia (SP)


Moradores de uma área verde no Jardim São Sebastião, em Hortolândia (SP), estão sendo transferidos para apartamentos do Programa Minha Casa Minha Vida, no Jardim Minda, e deixando para trás os animais domésticos de médio e grande porte, porque foram orientados de que eles não devem ser levados para a nova moradia. Alguns animais estariam sendo deixados nas ruas, disseram moradores ao G1.
A faxineira Elza Maria Belo ainda não tem data para ser transferida, mas não sabe o que fazer se não puder levar o cão Pitoco e a gata Nina. “Disseram que não podemos levar a criação. Acho um absurdo. Para mim, eles são como seres humanos”, disse dona Elza. Para ela, o poder público precisava arrumar um lugar onde pudesse deixar os animais.
A operadora de máquinas Júlia Salustiano é tutora do cão Spike. Se realmente for transferida para um apartamento, não abrirá mão da casa nova, mas gostaria de encontrar alguém para adotar o cachorro. “Não tenho coragem de abandoná-lo”, disse.

O cão Spike na casa onde mora (Foto: Luciano Calafiori/G1 Campinas)
O sobrinho de Júlia, Edson Salustiano, também não tem data para deixar o local. Ele tem dois cães, os poodles Sofia e Puf. “Se eu for, tenho que levá-los junto”, disse.
A diarista Neusa Cerqueira Rodrigues está de mudança esta semana, mas a gata Nina não vai acompanhá-la, apesar de ser um animal de pequeno porte. “Não tenho condições de colocar grades nas janelas do apartamento e minha gata não fica presa. Ela gosta de sair, então, vou ter que deixá-la”, disse a diarista, enquanto arrumava a mudança.
Outra moradora com mudança marcada para os próximos dias é a trabalhadora rural Maria Florence de Oliveira. Ela tem três gatos e um cachorro, chamado Snoop. “Não tenho com quem deixá-los”, afirmou ela.
Antônio dos Santos está se despedindo do Jardim São Sebastião e do cão Bob. “Eu não tenho com quem deixá-lo. Ele é dócil e já estou sentindo saudades dele. Só de falar começo a chorar”, contou. “Se eu tivesse condições, eu o levaria”, disse Rosângela Oliveira, que também é tutora do cão. O gato da família foi adotado pela amiga Dora Kupferman, que já tem dois cães. “Fiquei com ele, porque ele não pode ficar na rua”, explicou.

Edson Salustiano e os cães. Sofia e Puf (Foto: Luciano Calafiori/G1 Campinas)
Outro lado
A Prefeitura de Hortolândia, por meio da assessoria de imprensa, informou que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) pode ser acionado em caso de moradores que não tiverem com quem deixar os animais após a mudança para os apartamentos no Jardim Minda.
Em nota, a prefeitura informou que existe amparo legal para a criação de animais de pequeno porte em condomínios. As questões de proibição devem ser resolvidas durante as assembleias de condomínios.
Serviço
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Hortolândia fica na Rua Athanázio Gigo, 60, na Chácara Recreio.

Maria Florence e seu cão Snoop na rua onde mora em Hortolândia (Foto: Luciano Calafiori/G1 Campinas)
Fonte: G1

comentário
 "Minha casa minha vida". Para mim a "MINHA VIDA" (com letra maiúscula) são meus animais, fico sem minha casa , mas fico com a minha vida.  Abandonar animais é crime - vai ser de 1 a 4 anos de cadeia, não importa os motivos - explica mas não justifica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão