quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Vaca explorada por toda sua vida recebe a chance de criar filhote


(da Redação)
vaca
Na indústria da carne, as vacas são vistas como objetos – disponíveis apenas para procriar um bezerro após o outro até seguirem os passos de seus filhotes ao serem vendidas para um matadouro. Uma vaca e seu filhote raramente passam mais de seis meses juntos; alguns bezerros são tirados da companhia das mães logo após o nascimento.
Kris Ingram, gerente do Santuário Signal Hill em Yass River, na Austrália, disse à One Green Planet: “Uma vaca reprodutora não pode desmamar seu bezerro naturalmente, porque ela leva muito tempo. Os bezerros recebem alto teor de gordura e alimentos de proteína por algumas semanas para que possam ser removidos à força de suas mães”.
“Os animais são colocados em cercados separados, para nunca mais se tocarem novamente. Ambos irão se lamentar, ambos vão tentar encontrar o seu caminho de volta para o outro, e ambos irão sofrer o trauma que você e eu sofreríamos se fôssemos separados de nossos filhos à força, antes de estarmos prontos para deixá-los ir”, acrescentou Kris.
Uma vaca Murray Grey chamada Granny, que vive no Signal Hill há alguns meses, foi explorada durante 15 anos de sua vida como reprodutora. No local onde Granny viveu antes de ir para o santuário, ela era vista como apenas mais uma máquina de fazer filhotes, e foi forçada a se separar dos 12 bezerros aos quais deu à luz – todos destinados a serem vendidos para matadouros.
Após todos esses anos de exploração, Kris contou que uma pessoa que tinha contato com o fazendeiro decidiu que “ela merecia viver seus últimos anos em paz e em conforto, ao invés de ser vendida em um leilão.”
E então, Granny chegou às mãos cuidadosas dos voluntários do Signal Hill – um santuário relativamente novo que ocupa 800 m² de áreas verdes próximas ao rio Yass. Essas terras já serviram para uma grande fazenda de produção de leite mas, conforme a organização escreveu no Facebook, “seu futuro será muito diferente”. O Santuário está atualmente levantando fundos para tornar esse sonho realidade, através de uma campanha online.
Desde a sua chegada, esta gentil e delicada garota se tornou a “vaca no comando”, vigiando a todos. Pouco tempo depois, Kris e seu parceiro Lyndel descobriram que Granny estava esperando um filhote.
vaquinha
Mas eles não esperavam que o bebê chegaria tão rápido, e nasceu poucos dias depois, um dia antes do Dia dos Namorados (Valentine’s Day). Em homenagem a esse dia, a bezerra recebeu o nome de Valentine.
vaquinha2
Kris conta que Valentine está bem desde que chegou a esse mundo. Granny já apresentou sua filha ao time para assegurar que todos “irão seguir as regras e recuar quando ela pedir”.
vaquinha3
Granny parece desconfiada ao ver Kris e Lyndel próximos de Valentine, como se fosse incapaz de entender a diferença entre o tratamento a um bezerro no Santuário e em uma fazenda, segundo relato de Kris. “Essa diferença é que Valentine não será marcada a ferro. Não será levada. Não será machucada. Ela nunca vai experimentar qualquer coisa além do amor, do respeito e da adoração dos seres humanos em sua vida”
vaquinha4
“Granny sabe o que está fazendo, ela fez isso muitas vezes antes. A diferença é que agora a bezerra não será arrancada dela à força, e ficará com ela até o fim”, escreveu Kris em seu Facebook. Pela primeira vez, Granny será capaz de vivenciar a vida de seu filhote plenamente – ela será sua Valentine para sempre.
vaquinha5
Ela nunca passará pelo luto de perder esse bebê. Dessa vez, ela não irá assistir ao filhote sendo colocado em um caminhão e levado embora, nunca verá isso novamente. Dessa vez, ela exercerá o direito de ser verdadeiramente uma mãe.
vaquinha6

fonte: anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão