sábado, 22 de fevereiro de 2014

Indonésia anuncia Santuário maior do mundo para Jamanta

Neste 18 out 2011 foto, uma arraia nada fora ilhas Raja Ampat, na Indonésia
Neste 18 out 2011 foto, uma arraia nada fora ilhas Raja Ampat, na Indonésia. Fotografe por Herman Harsoyo, AP
Um dos maiores peixes do mundo recebe um super-size santuário graças a uma decisão do governo indonésio para proibir a pesca de raias no interior do país, zona económica exclusiva(ZEE).
O movimento, saudado por organizações de conservação e pesquisadores, resultou no maior do mundo área protegida para estes animais migratórios. ZEE da Indonésia se estende por quase 2,3 milhões de quilômetros quadrados (6.000.000 quilômetros quadrados). (Assista a umvídeo para saber mais sobre raias.)
Duas espécies de raios de manta, a manta recife ( Manta Alfredi ) ea manta oceânica ( Manta birostris ), ocorrem nas águas em torno Indonésia, e ambos são uma protecção ao abrigo desta nova legislação.
"Esta decisão foi uma vitória importante para a conservação da arraia", escreve Andrea Marshall , diretor da Fundação Marinha Megafauna e um National Geographic Emerging Explorer, em um e-mail.
Marshall explica que a Indonésia tem algumas das maiores pescarias raio de manta em todo o mundo, que alimentam o comércio de medicina tradicional. "Este acto legislativo único vão ajudar a reduzir declínio em ambas as espécies de manta na Indonésia e em todo o Sudeste da Ásia", explica ela.
A decisão de proteger raias foi influenciado, em parte, por um estudo de 2013 na revista PLoS ONE olhando para os efeitos económicos do turismo arraia manta contra pesca.
Indonésia mapa
Crédito: NG Pessoal
Os autores do estudo descobriram que o valor de um único raio vivo manta em Yap (mapa) , no sul do Pacífico, uma área com a indústria do turismo, sem dúvida, o mais longo estabelecido para arraia observando-se cerca de dois milhões dólares ao longo da vida do animal. O preço de uma arraia em mercados de peixes em Sri Lanka e Indonésia variou de US $ 40 a US $ 200.
"Como a maior nação arquipélago do mundo, é importante para a Indonésia para maximizar o retorno econômico de nossos recursos marinhos", disse Sharif Sutardjo, ministro da Indonésia de assuntos e pesca marinha, em um comunicado.
Colocar um valor monetário em animais e os serviços dos ecossistemas não é um novo conceito no mundo da conservação. E certamente pode ser um argumento convincente para a proteção de uma espécie, diz Marshall. (Veja "7 espécies de tubarões e arraias-jamanta Receba Proteção Internacional." )
"Mas os benefícios econômicos à parte, que é vital para nós lembrar a maior importância desses animais", diz ela. "O mundo seria um lugar muito menor, sem gigantes marinhos emblemáticos como mantas, que devem ser protegidos como parte do património natural do nosso oceano."
fonte: http://newswatch.nationalgeographic.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão