Uma moradora de Itupeva postou uma foto nas redes sociais em busca de ajuda para uma cadela que vive no Parque das Hortências. Segundo a moradora, o animal foi queimado com óleo quente. As lesões sofridas são profundas e até a tarde de ontem o animal não havia passado por atendimento veterinário. A cadela foi acolhida por uma moradora, mas ela não tem condições financeiras de levá-la a uma clínica veterinária.
A principal suspeita no bairro é de que um morador local teria atacado o animal com óleo quente, devido à gravidade das lesões, mas ninguém testemunhou a ação. A moradora denunciante, Iza Moura, foi procurada, mas não respondeu às solicitações para dar mais detalhes do estado do animal.
Alguns vizinhos comentaram a foto tirada por ela e classificaram a ação do agressor como covarde.
Na delegacia da cidade não houve qualquer registro sobre o caso, assim como não houve queixa na Polícia Militar ou na Guarda Municipal de Itupeva. Porém, a Polícia Civil deverá investigar o caso já que uma lei municipal foi sancionada no ano passado para punir casos de violência contra os animais. Caso o autor seja identificado, ele pode responder por maus-tratos e ainda ser multado em R$ 300 pelo crime.
A legislação foi criada após o número de casos de maus-tratos a animais em Itupeva ter aumentado 50% nos primeiros meses de 2013, comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2012, a média era de 40 denúncias por mês, mas ano passado esse número subiu para 60. Entre as principais queixas estão falta de higiene, de alimento e casos de violência.
Quem puder ajudar, o animal encontra-se na travessa da Emílio Checchinato (primeira e principal rua do bairro), casa 20.
A reportagem tentou contato com o Centro de Zoonoses da cidade, mas não conseguiu contato com funcionários até o final da tarde de ontem.
Fonte: Diário de SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
verdade na expressão