quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Polícia Ambiental apreende dois tucanos em Jataizinho (PR)


Tucanos apreendidos em Jataizinho (PR). Foto: Divulgação/Polícia Militar Ambiental
Soldados da Polícia Militar Ambiental realizaram, no início da noite desta terça-feira (8), a apreensão de dois tucanos adultos, provavelmente um casal, que eram mantidos presos por um homem de 36 anos, que assumiu a tutela dos animais em Jataizinho (25 km de Londrina). A captura aconteceu após denúncia anônima de que no local existiam captura, comércio ilegal e aprisionamento de aves silvestres, presas ilegalmente no imóvel.
Diante da irregularidade, as aves foram apreendidas por estar caracterizado o ilícito ambiental. O homem, que não teve o nome divulgado, foi autuado em termo circunstanciado pelo crime ambiental de capturar e perseguir animais da fauna silvestre. Apesar de ter sido flagrado com os tucanos, não foram encontradas evidências da denúncia de venda ou captura das aves, por não terem sido localizadas pessoas efetuando o comércio.
Segundo informações da Polícia Ambiental, as aves foram encaminhadas aos cuidados de veterinários, apesar do quadro de saúde delas ser considerado bom. É que elas estavam apenas estressadas no momento da apreensão. Mas não havia nenhum ferimento ou doença.
Após a análise do médico veterinário, os tucanos serão encaminhados para o Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas) de Mauá da Serra (95 km de Londrina), iniciando o tratamento para a devolução das aves para a vida selvagem devidamente reintegradas.
O policiamento preventivo ambiental tem sido uma prática rotineira da Polícia Ambiental para coibir a pesca e caça ilegal, bem como outros crimes previsto nas leis ambientais. E o sucesso das ações tem contado com a participação da comunidade que tem denunciado quem realiza este tipo de prática, bem como os locais onde mais ocorre tais crimes. As denúncias podem ser feitas de forma anônima a qualquer hora através do telefone 0800 643-0304 ou na região de Londrina pelo telefone (43) 3341-7733.
Fonte: ODiario.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão