sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Cavalos-marinhos podem desaparecer em 10 anos pelo uso na medicina chinesa


Foto: Nick Hobgood
Estudiosos dizem que as criaturas podem desaparecer dentro de 10 anos se o ritmo continuar.
Kealan Doyle é autor de um novo documentário sobre a medicina chinesa. Os cavalos-marinhos são tidos como importantes na cura de dezenas de doenças que vão da impotência sexual e calvície até problemas renais.
Estima-se que o número de cavalos-marinhos tenha caído 80% desde o ano de 1990. As filmagens do documentário registraram em um único mercado especializado mais de 150 milhões de unidades do animal. O comércio de cavalos-marinhos para uso medicinal está crescendo em diversos países, além da China que é o maior consumidor.
De acordo com o documentário de Doyle, apenas um único supermercado chinês vendeu 20 milhões de unidades em um ano. “Visitei lojas que tinham 30.000 cavalos-marinhos secos em sacos empilhados do chão até o teto”, em entrevista ao DailyMail.
Foto: Reprodução
Segundo o documentarista, mais de 70 países exportam cavalos-marinhos para a China. “Muitas pessoas agora podem comprar mais animais do que podiam antes”. O pesquisador comenta ainda da prática de transformar o animal em comprimidos.
Doyle comenta que, devido à enorme demanda, filhotes do animal que eram poupados estão sendo capturados e vendidos. Ele afirma ter encontrado na China comprimidos de cavalos-marinhos moídos onde os pais dão para os filhos tomaram na crença equivocada de estarem estimulando o crescimento, além de ser consumido por mulheres chinesas de classe média com intuito de ser um substituto natural do Botox, devido aos elevados níveis de colágeno que ele possui.
O documentário será exibido dia 24 de agosto no canal britânico Eden.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão