sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Os mamíferos mais ameaçados do planeta

Somos os responsáveis

Foto: Reprodução/Esquerda.net
No mês passado, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) divulgou uma atualização na situação de conservação dos lêmures. Não houve motivos para comemorar: 91% dos lêmures – espécie nativa de Madagascar – são listados como “Criticamente em Perigo”, “Ameaçados” ou “Vulneráveis”, fazendo deles os animais mais ameaçados do planeta.
Outros primatas também estão indo mal. De acordo com a Lista Vermelha da IUCN, quase metade dos primatas estão ameaçados de extinção (listados como “Criticamente em Perigo”, “Ameaçados” ou “Vulneráveis”).
A Lista vermelha da IUCN é baseada em análises de especialistas sobre a situação de conservação de plantas e animais. A Lista geralmente é direcionada para espécies mais conhecidas e que são mais fáceis de avaliar. Por exemplo, enquanto o inventário apenas avalia 3% das espécies descritas, 100% dos pássaros e mamíferos, e 93% dos anfíbios estão presentes.
A tabela abaixo demonstra a situação atual dos mamíferos, incluindo morcegos, carnívoros, insetívoros, marsupiais, primatas, coelhos e lebres, roedores e ungulados. A tabela está atualizada conforme os dados da IUCN de 5 de agosto de 2012.
Foto: Reprodução/Esquerda.net
Fonte: Esquerda.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão