segunda-feira, 18 de julho de 2011

Veganismo conquista aceitação de atletas de alto rendimento

 image flores

Depois de se tornarem uma alternativa de alimentação e de estilo de vida mais saudáveis, práticas como o Veganismo e o Higienismo começam a ser comuns nas planilhas de treinamentos dos grandes atletas.

O estilo de vida adotado pelo homem nos últimos séculos nos deixou um legado imensurável de maneiras mais práticas, prazerosas e confortáveis de viver. Entretanto, esse mesmo estilo de vida nos deixou uma responsabilidade de igual grandeza. Ficou evidente, principalmente nas últimas décadas, que o desenvolvimento à ferro e fogo deteriorou o que tínhamos de mais importante, a natureza. E agora nós é que teremos que pagar a conta. Talvez, quando se viu obrigado a participar dessa nova geração, que tenta salvar o que ainda resta de planeta, o homem tenha passado a dar mais importância a costumes e hábitos que tragam melhores consequências para o mundo e para si próprio.

Mesmo antes de Jesus passar pela terra, grandes formadores de opinião, como Hipócrates e Pitágoras, defenderam uma dieta sem alimentos derivados de animais. Mas a prática só foi ganhar números consideráveis de seguidores nas últimas décadas, chegando aqueles que mais dependem do corpo, os atletas de alto nível de competitividade. O multi-campeão olímpico Carl Lewis, na década de 80, foi um dos pioneiros a utilizar o veganismo em sua base alimentar. Entre os grandes atletas da atualidade, destacam-se entre os veganos, a tenista Martina Navratilova, o triatleta Brendan Brazier, os fisiculturistas Robert Cheeke e Alexander Dargatz.

O veganismo vai além dos hábitos alimentares, pregando costumes e filosofias saudáveis. É o que diz Eduardo Corassa, Consultor Crudívoro e de princípios da Higiene Natural.

“Um vegano é uma pessoa que se alimenta exclusivamente de alimentos das plantas, isto é, exclui todos os alimentos animais, como queijo, leite, carnes, mel, etc. O verdadeiro vegano também não faz uso de nada de origem animal como couro e lã.”

Além de seguir o veganismo, Eduardo é praticante e estudioso do crudivorismo, adotando portanto, uma dieta apenas com ingredientes em seu estado natural, sem cozimento ou qualquer processo semelhante que altere a química dos alimentos. Partindo do pensamento de que o homem se alimentou dessa maneira a até relativamente pouco tempo, o crudivorista acredita que na natureza estão todas as substâncias necessárias para uma alimentação saudável.

Os seres humanos tiveram sua origem nos trópicos, onde os alimentos para os quais foram criados cresciam em abundância. Devido a sua migração para longe dos trópicos e seu domínio do fogo e agricultura no período neolítico, começaram a integrar em sua dieta outros alimentos, que não são palatáveis ou incapazes de ser ingeridos no estado em que se apresentam na natureza: crus. Nenhuma outra das mais de 700 mil espécies na natureza altera quimicamente seu alimento pelo processo do cozimento. – explica o consultor.

Ao adotarem esse tipo de dieta, pessoas comuns e atletas de alto rendimento acreditam em seus benefícios, que vão desde um bem-estar constante à cura de doenças até mesmo crônicas. De acordo com os princípios da Higiene Natural, elaborados pela primeira vez pelo médico Isaac Jennings em 1800, seres humanos necessitam somente de ingredientes básicos de uma alimentação vegetariana para prevenirem e curarem doenças, obviamente tal resultado só é obtido se esse hábito alimentar vier acompanhado de outros fatores, como sono adequado, exposição ao sol e exercícios físicos regulares, entre outros. Ainda de acordo com o movimento higienista, a ocorrência de doenças só se dá devido a falta de alguns alimentos fundamentais e pelo excesso de outros alimentos desnecessários para o homem.

Não passa pela cabeça, e pelo estômago, da maior parte da população mundial incluir certos alimentos em sua dieta, quanto mais excluir alguns como carnes e derivados de animais. No entanto, é notório que cada vez mais pessoas buscam equilibrar sua alimentação e recorrem aos ingredientes naturais. Talvez a maior prova de que esse estilo de vida é possível e saudável, sejam os atletas que estão habituados a levarem seus corpos ao limite da preparação física. Mais uma vez, o esporte mostra que é universal e que pode ser fundamental na formação de um mundo mais parecido com ele: saudável e divertido.

Fonte: Rivermkt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão