terça-feira, 19 de julho de 2011

Animais silvestres "fogem" para as cidades devido as queimadas em MT

18 de Julho de 2011 - 16:14

Com o período de estiagem e baixa umidade do ar, o número de focos de incêndio florestal aumenta e prejudica não só a vegetação e a saúde das pessoas, mas também os animais que compõem a fauna da região. Em Pontes e Lacerda, o número de animais que aparece na cidade fugindo do fogo, tem aumentado consideravelmente se comparado com outros períodos de anos anteriores.
O fogo atinge a vegetação de cerrado e os morros que circundam a cidade. Muitos animais não conseguem escapar e morrem queimados, os que fogem vão parar na área urbana. Bichos como cobra, ouriço, macaco, lobo, bandeira-mirim, jaboti e espécie de papagaios como arara canindé, maritacas e maracanãs são os mais recolhidos por bombeiros da 8ª Companhia.
As pessoas que tem seus quintais invadidos pelos animais acionam os bombeiros que os recolhem. Os bichos que estão em boas condições físicas e apresentam apenas sintomas de estresse, são levados para habitat"s distantes da cidade. Muito dos feridos por queimaduras ou com fraturas são levados para o quartel ou para a unidade do Ibama local. Sem uma estrutura adequada para cuidar de todos os animais, alguns, antes de se recuperarem acabam fugindo ou morrem no local. Eles chegam com problemas respiratórios e muitas queimaduras, como é o caso de um jabuti que teve ferimentos no casco.
Um casal de araras canindé teve mais sorte, foi encontrado e levado para o quartel onde recebeu alimentação e cuidados, no dia seguinte foi solto na região. "Nesse período do ano aumentam os casos de captura de animais, por falta de uma estrutura adequada do município para o recebimento desses animais, acabamos por acolher em nosso quartel", conta o cabo Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão