sexta-feira, 22 de julho de 2011

Ameaça Parasitárias em Animais e Meio Ambiente

ScienceDaily (26 de maio de 2010) - Pesquisadores da Universidade de Queen de Belfast descobriram populações animais podem muitas vezes estar sob uma ameaça muito maior de parasitas do que reconhecido previamente.

Acredita-se que a ausência de parasitas nas espécies que "invadir" os ecossistemas dá a estes "invasores" uma vantagem em seus novos lares (a "hipótese de lançamento inimigo"). Mas agora, pesquisadores da rainha descobriram exatamente o oposto, com a presença de parasitas nestes espécies invasoras na verdade, aumentando o dano que eles podem fazer.

A pesquisa foi realizada por cientistas da Escola de Ciências Biológicas usando invasoras e nativas da Rainha espécies de crustáceos do Rio de Belfast Lagan e Kiltonga Lake em Newtownards.Os primeiros resultados foram publicados na revista Biology Letters , da Royal Society Journal.

Explicando o significado da descoberta, o Dr. Jaimie Dick da Rainha, investigador principal no projeto, disse: "Nós descobrimos uma ameaça significativa de parasitas que está à espreita em nossos rios e lagos, e que possam ter implicações importantes para as populações de animais em todo o globo , o ambiente ea economia.

"É amplamente sabido que" invasores ", as espécies que se transplantado de sua área nativa, pode ter um impacto negativo sobre invertebrados locais e populações de peixes e causar maior dano ecológico. Agora, temos feito a descoberta de que a presença de parasitas podem na verdade, aumentar, ao invés de diminuir, os danos que esses invasores podem causar.

"Nossa abordagem experimental no Queen é usado espécie invasora" um camarão de água doce como um primeiro teste direto da teoria. Descobrimos que este invasor particular teve mais impacto em nossos animais de água doce quando ele realmente abrigou parasitas, do que quando foi sem eles. Esta tem implicações significativas para o pensamento anterior, que, quando os invasores estão livres de seus parasitas que fazem bem em novos locais.

"O próximo passo vital para os pesquisadores em todo o mundo é usar esta informação de Rainha para ajudar a compreender e prever os impactos das espécies invasoras e seus parasitas. Esta é uma prioridade mundial da investigação e se o trabalho não é realizado nesta área, poderíamos chegar a um situação em que nossa espécie nativa desaparecer, serviços do ecossistema são afetados por questões como a purificação de água, e nós sofremos grandes perdas econômicas. Em suma, precisamos proteger a biodiversidade e reduzir o impacto econômico dos invasores. "

A próxima etapa da pesquisa vai ver como os efeitos de parasitas se propagam através de comunidades inteiras, utilizando experimentos, pesquisas, novos modelos matemáticos e análise de isótopos nos tecidos do corpo que revelam a história alimentar de espécies invasoras nas nossas águas doces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão