sexta-feira, 22 de julho de 2011

Ibama faz alerta para o resgate de animais

O Ibama recomenda que procure a ajuda de alguém da rede para o resgate de animais perdidos

Nesta época do ano muitos pinguins se perdem e chegam ao litoral paulista / Leandro Amaral / Futura Press

Nesta época do ano muitos pinguins se perdem e chegam ao litoral paulistaLeandro Amaral / Futura Press

O Ibama vai intensificar a articulação entre as instituições de resgate e tratamento dos animais marinhos que não param de chegar às praias.
Somente nessa quinta-feira, dois lobos- marinhos foram encontrados: um no Guarujá e outro na Praia Grande. A maior parte dos animais chega morta ou em condições precárias de saúde. Quando recuperados, eles retornam ao mar.
De acordo com Ingrid Oberg, chefe do instituto em Santos, a rede criada em 2004 para resgate e tratamento deve se reunir nos próximos dias. “Sempre estamos em alerta, é normal o aparecimento. Mas deve aumentar daqui para frente”, diz. No inverno de 2010, cerca de 500 pinguins morreram num único final de semana. Em um laudo do Aquário Municipal de Santos foi apontada como causa da morte a intoxicação por lixo.
Encontrado no início do mês, um lobo-marinho australis recebeu cuidados no Aquário santista antes de voltar ao mar. “Esta espécie não migra. Quando chegam aqui, geralmente, filhotes ou juvenis, é porque estão perdidos”, diz Gustavo Dutra, veterinário do aquário.
A veterinária, Andrea Maranho, do Gremar (Grupo de Resgate e Reabilitação de Animais Marinhos), afirma que o número atual, de cerca de 300 animais, desde o início do ano, está dentro do normal para a época.
“Temos uma rede articulada que envolve bombeiros e surfistas. O importante quando se achar um animal é não fazer nada e chamar um de nós [da rede]”, diz.
Telefones: Gremar (13) 7807-094812, Ibama (13) 3227-5775, Bombeiros 193.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão