sexta-feira, 22 de julho de 2011

Comunicação complexa

Escutem!: chamada 1 - corujachamada 2 - coruja chamada 3 - coruja chamada 4 - gavião chamada 5 - gaviãochamada 6 - gavião chamada 7 - predador inespecíficos chamar 8 - predador inespecíficos

Leia mais na Proceedings of the Royal Society Biological Sciences .Griesser Michael está trabalhando atualmente da Universidade Sueca de Ciências Agrícolas, mas conduziu o estudo na Universidade de Uppsala. Para mais informações, entre em contato com Michael Griesser, +46- (0) 73-705 30 97 ou +46- (0) 70-694 32 86, e -mail: @ michael.griesser ekol.slu.se

Mobbing quando os predadores, jays Siberian usar mais de uma dúzia chamadas diferentes para se comunicar o nível de perigo e categoria de predador a outros membros do seu próprio grupo. Um estudo sueco mostra pássaros evoluíram sistemas de chamada que são tão sofisticados quanto os de primatas e suricatos. (Crédito: Michael Griesser)

"A conversa de mobbing jays é bastante complexa. Os pássaros usam mais de uma dúzia de chamadas diferentes, alguns dos quais são específicos para corujas e gaviões , as duas categorias principais do predador de gralhas", diz o pesquisador Michael Griesser.

Além disso, jays ajustam suas evocações dependendo da composição do grupo. A única outra espécie animal com um vocabulário rico são os suricatos, um pequeno mamífero que vive em grupos familiares grandes.

Juntamente com resultados anteriores publicados, este estudo demonstra que jays Siberian pode possuir um extraordinário "vocabulário"  de mais de 25 vocalizações diferentes, alguns dos quais são específicos para uma situação enquanto outros são proferidas em vários contextos.

"Meu estudo suporta a idéia de que a necessidade de sobrevivencia nos encontros entre os predadores pode ter desempenhado um papel importante para a evolução da comunicação animal complexa", diz Michael Griesser.

Não só os nossos antepassados, mas também outros animais que vivem em grupos de família, despistam seus predadores com a ajuda de suas capacidades cognitivas. Diminuindo o risco de serem mortos - benefícios da propagação dos genes próprios , através da seleção de parentesco. Em contraste, os animais que vivem em grupos anônimos, podem se tornar o alvo do ataque predador seguinte, e, portanto, não têm sistemas de comunicação.

Baixe e escute as chamadas mobbing diferentes emhttp://www.uu.se/news/news_item.php?typ=pm&id=663

Michael Griesser está atualmente trabalhando na Universidade Sueca de Ciências Agrícolas, mas conduziu o estudo na Universidade de Uppsala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão