terça-feira, 19 de julho de 2011

Morcegos em extinção

A Pemba flying fox morcego era  caçado quase chegando à extinção, mas agora vive em sua casa na ilha ao largo da Tanzânia, graças à conservacionistas da FFI. (Crédito: E. Bowen-Jones, FFI)

A espécie foi enfrentando a extinção iminente na década de 1990, quando Fauna & Flora International (FFI), primeiro entrou em ação para salvá-lo. Uma vez considerado uma iguaria, estes morcegos carismático foram caçados e consumidos amplamente por toda a ilha. Na década de 1990 os morcegos parecia condenada, com 95% de seu habitat da floresta destruída e uma taxa extremamente lenta reprodutiva (apenas um filhote por fêmea adulta de cada ano).

A pesquisa iniciou-FFI, realizada por Janine Robinson para a Universidade de East Anglia, indica que a população Pemba voando raposa se recuperou totalmente, pelo menos, 22 mil, mas possivelmente até 35.600 indivíduos - provando que a conservação pode funcionar, mesmo nas mais terríveis de aparência situações.

Nos últimos 13 anos, FFI tem ajudado a reduzir a ameaça da caça, criação de duas novas reservas florestais para salvaguardar o habitat do morcego e aumentou a consciência da necessidade de conservação em todo comunidades de Pemba. A espécie já foi rebaixado para "vulneráveis" à União Internacional para Conservação da Lista Vermelha da natureza para as espécies ameaçadas.

Hoje, raposas Pemba voadores são muito amados por ilhéus, com a população local ajudando a proteger o morcego através de lideranças comunitárias "Pemba clubes flying fox".

FFI África Oriental Assistente de Programa, Joy Juma, tem desempenhado um papel crucial nos esforços FFI para salvar o morcego.

"Menos de 20 anos atrás, esse morcego parecia destinado a desaparecer da face do planeta para sempre. Graças ao entusiasmo da população local, os esforços em curso FFI de conservação conseguiram garra esta espécie de volta da beira da extinção ", disse Joy. "Em um morcego assado época era um prato muito comum em Pemba. Agora as pessoas valorizam os morcegos, por diferentes razões. "

Essa recuperação é uma prova para os esforços de emergência bem sucedida intervenção FFI, em estreita colaboração com um parceiro local, o Departamento de culturas comerciais, Frutas e Florestal (DCCFF).

Factos Flying Fox:

  • A Pemba flying fox é um tipo de 'morcego do velho mundo de frutas ", endêmico para a ilha de Pemba, Tanzânia, o que significa que não pode ser encontrado em qualquer outro lugar do mundo. 
  • Envergadura do morcego é estimado em mais de 5,5 metros.
  • O morcego tem uma média de peso corporal entre 400-650g, que é cerca de metade do peso da cobaia média. 
  • Morcegos frugívoros são ecologicamente e economicamente importante - particularmente assim em ilhas oceânicas - desempenhar um papel vital como dispersores de sementes e polinizadores e facilitando o "fluxo gênico" entre populações isoladas de plantas.
  • Raposas-voadoras pertencem à Megachiroptera sub-ordem, dos quais existem 167 espécies em todo o mundo, e são os maiores morcegos do mundo.
  • Espécies endêmicas ilha são tidas como especialmente vulneráveis ​​à extinção, principalmente devido à sua escala geográfica pequena. O facto de terem evoluído de forma isolada de predadores e competidores (particularmente os humanos), torna-os vulneráveis ​​aos efeitos da sobreexploração e espécies introduzidas. 
  • Ilhas foram apontados como uma das áreas prioritárias para a conservação global de morcegos, pois eles contêm uma grande proporção de morcegos mais ameaçados do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão