sábado, 23 de julho de 2011

Encontradas aves que planejam o futuro

clip_image001

ScienceDaily - Planejamento e preocupação com o futuro sempre foi considerada uma atividade exclusivamente humana, mas agora pelo menos uma espécie de ave também foi encontrada: em planos para o amanhã. A descoberta também levanta a possibilidade intrigante de que, como seres humanos, as aves podem ficar ansioso sobre o futuro.

Pesquisa publicada na revista Nature mostra que a ocidental esfrega-jays são capazes de planejar a escassez de alimentos futuro, caching de alimentos. As aves são mostradas tendo aprendido com suas experiências anteriores de escassez de alimentos, armazenamento de alimentos para uso futuro em lugares onde eles antecipam futuras colheitas slim. Os pesquisadores da Universidade de Cambridge acreditam que este é o primeiro exemplo conhecido de planejar o futuro em animais.

Nas manhãs alternadas oito jays receberam café da manhã em um compartimento pequeno-almoço ou recusado em outro, antes de ser permitido o livre acesso à comida o resto do dia. No sexto dia do experimento foram de repente deu pinhões todo adequado para o cache à noite. Os pesquisadores observaram que as gralhas de forma consistente em cache nozes de pinho mais na bandeja no compartimento "sem almoço", antecipando que eles não seriam alimentados na manhã seguinte.

Outra experiência mostrou que as aves eram capazes de planejar com antecedência para fornecer-se com uma dieta mais variada. O jays foram consistentemente dado um pequeno-almoço de amendoim em um compartimento e ração de cão na outra. Quando os pássaros da noite foram oferecidos ambos os alimentos, eles preferiram amendoim cache no compartimento de croquete e vice-versa - para se certificar que tinha um pequeno-almoço interessante na manhã seguinte.

"O jays espontaneamente fez planos para o amanhã, sem ser motivado por suas necessidades atuais", disse Nicola Clayton, professor de Cognição Comparada na Universidade de Cambridge. "As pessoas assumiram que os animais têm apenas um conceito do presente, mas esses resultados mostram que jays, também têm alguma compreensão de eventos futuros e pode fazer planos para eventualidades futuras. Ocidental esfrega-jays demonstram um  comportamento do qual estão preocupados sobre a proteção como também sobre a escassez de alimentos, maximizando a variedade de suas dietas. Sugere que eles têm processos de pensamento avançado e complexo, pois têm um conceito sofisticado desse passado, presente e futuro e fator em seu planejamento. "

A pesquisa precedente por Clayton e equipe mostrou que esfrega-jays têm um conceito do passado. Eles se lembram o que têm em cache onde e há quanto tempo e acompanham particularidades do pássaro, o que assistiam quando estavam em cache para que possam proteger seus cachês, consequentemente de ser roubado por ladrões observadores.

A pesquisa, financiada pela Biotecnologia e Ciências Biológicas Research Council (BBSRC), marca um passo em frente na nossa compreensão da psicologia e cognição animal.Este projeto também foi apoiado com um Medical Research Council (MRC) Cooperativa Grant.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão