sábado, 23 de julho de 2011

Iguana azul

ScienceDaily (18 de julho de 2011) - Enquanto milhares de espécies estão ameaçadas de extinção em todo o mundo, os esforços para salvar a Grand Cayman iguana azul representa uma raridade na conservação: uma chance para a recuperação completa, de acordo com especialistas em saúde do Bronx a Wildlife Conservation Society Zoo e outros membros do Programa de Recuperação de Blue Iguana.

clip_image001

Coordenado pelo National Trust para as Ilhas Cayman, o Programa de Recuperação Blue Iguana - um consórcio de parceiros locais e internacionais -, com sucesso, lançou mais de 500 répteis, criados em cativeiro, desde o início da iniciativa em 2002, quando a população selvagem de iguanas eram

menos de duas dúzias.

"Nos últimos anos, temos conseguido adicionar centenas de animais selvagens para a população, os quais recebem um rastreio de saúde antes do lançamento", disse o Dr. Paul Diretor, Calle de Saúde Zoológico de Bronx Zoo da WCS.

Fred Burton, diretor do Programa de Recuperação de Blue Iguana, disse: "Esperamos atingir nosso objetivo de mil iguanas na gestão das áreas protegidas no estado selvagem em poucos anos. Depois disso, vamos acompanhar os iguanas para certificar de que eles estão se reproduzindo em números necessários para manter a população selvagem. Se conseguirmos resultados positivos, teremos sucesso. "

O Grand Cayman iguana azul é o maior de espécies nativas da sua ilha homônima, crescendo a mais de 5 metros de comprimento e pesando, por vezes, mais de 25 quilos. A iguana vivia anteriormente sobre a maioria das zonas costeiras da ilha e as terras de arbusto seco do interior, antes de se tornar ameaçada por uma combinação de destruição do habitat, carro-mortalidade relacionada, e predação por cães e gatos. A população selvagem de toda a ilha em 2002 foi estimada em apenas 10-25 indivíduos.

Esforços de recuperação para salvar a Grand Cayman iguana azul, em sua maioria centrada na Reserva Salina, uma reserva natural de 625 hectares localizada no lado leste da ilha. Depois de ser chocado e criado por um ano ou dois em uma instalação de reprodução em cativeiro, cada iguana recebe uma avaliação completa de saúde antes do lançamento. Isto envolve veterinários, tomando amostras de sangue e fezes para análise, bem como pesagem e etiquetagem de cada réptil. As amostras são analisadas em um laboratório nas proximidades da Escola St. Matthews Veterinária, enquanto prova continua.As iguanas são liberadas após os resultados do laboratório onde são analisados ​​e a saúde é verificada. Este ano, o programa de recuperação está lançando iguanas em uma nova área protegida, a região selvagem Colliers Reserve, criado no ano passado e gerenciado pelo National Trust.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão