terça-feira, 19 de julho de 2011

Onça atropelada na BR 262

PMA recolhe onça-parda atropelada de 50kg.

Policiais Militares Ambientais de Três Lagoas (MS) recolhem onça-parda na BR-262. Os militares receberam informações na manhã desta terça-feira (19), que haveria uma onça-parda adulta atropelada, na altura do Km 22, da BR-262.

Ao chegar no local, os policiais avaliaram que o animal, um macho adulto, havia sido atropelado realmente. A onça-parda é uma espécie que está na lista de animais em extinção.

Os policiais militares ambientais recolheram o animal, que pesa aproximadamente 50 kg, o qual será encaminhado às 14h de hoje para Campo Grande, aproveitando uma viatura que deslocaria à sede em Campo Grande.

Nesta quarta-feira, pela manhã, ele será limpo e depois taxidermizado (empalhado) para utilização nos trabalhos de Educação Ambiental da Polícia Militar Ambiental.

De acordo com a PMA, próximo ao local onde o animal foi atropelado existem algumas reservas legais de propriedades rurais, que eram provavelmente o seu local de refúgio, pois esta espécie possui território muito grande.

A onça-parda, puma, ou suçuarana é encontrada em todas as Américas, desde o Canadá, ao extremo sul da América do Sul. Vive em torno de 15 anos e em alguns locais pode atingir até 100 quilos. É um animal solitário e prefere viver em lugares de difícil acesso - florestas, desertos e montanhas. Geralmente caça ao entardecer.

Em Mato Grosso do Sul tem sido caçada principalmente por ter uma característica de matar animais para ensinar os filhotes a caçar. Ou seja, acaba matando além do que precisa para comer. Isto faz com que as pessoas acabem matando o animal e os filhotes sejam encaminhados ao CRAS – Centro de Reabilitação de Animais Silvestres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão